O Ministério da Defesa da Rússia acusou a Ucrânia de realizar ataques com drones próximos a um aeroporto em Moscou. De acordo com o ministério, cinco drones foram interceptados e abatidos pelas defesas aéreas da capital russa na terça-feira, 4 de julho de 2023.
Segundo a agência de notícias estatal Tass, quatro drones foram derrubados pelos sistemas de defesa aérea, enquanto um quinto drone foi interceptado por interferência eletrônica e caiu no distrito de Odintsovo.
O prefeito de Moscou, Sergei Sobianin, divulgou um comunicado via Telegram, informando que não houve vítimas ou feridos e que os serviços de emergência foram enviados ao local. Sobianin também mencionou que, por questões de segurança, os voos do aeroporto de Vnukovo foram temporariamente redirecionados.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, condenou o ataque e afirmou que a tentativa do governo ucraniano de atacar áreas com infraestrutura civil é um ato de terrorismo. Ela também destacou que a comunidade internacional deve estar ciente de que os Estados Unidos, o Reino Unido, a França e outros países membros da ONU estão financiando um “regime terrorista”.