Reconhecido internacionalmente, A Casa do Porco, de Jefferson Rueda e Janaina Torres, foi eleita o 12° melhor restaurante do mundo pelo “The World’s 50 Best Restaurants Awards”, uma espécie de Oscar da gastronomia, anunciado em Valência, na Espanha.
No ano passado, o restaurante também esteve no ranking global, ocupando a 7ª posição entre os dez melhores. Em 2023, caiu cinco posições, mas isso não abala sua reputação como um lugar badalado no Centro de São Paulo, pois continua sendo o único restaurante brasileiro na lista. A Casa do Porco fez sua estreia em 2018, na época ocupando a 79ª posição.
Com uma gastronomia criativa, A Casa do Porco apresenta receitas feitas com porco em todas as suas versões, explorando sabores, cores e texturas. As inspirações vêm da infância de Rueda em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo. O restaurante é um sucesso entre o público, sempre com filas de espera enormes para experimentar o menu degustação, que inclui clássicos como o sushi de papada com tucupi e o torresmo de pancetta com goiabada. A casa aproveita ao máximo todas as partes do porco, “do focinho ao rabo”.
Considerado o restaurante mais representativo de São Paulo, A Casa do Porco também foi premiado como o melhor restaurante do Brasil e da América Latina pelo ranking francês La Liste 2022. Além disso, conquistou a 4ª posição no 50 Best América Latina.
O prêmio de melhor restaurante do mundo ficou com o peruano Central, localizado em Lima, Peru, que em 2022 ocupava a 4ª posição. Helena Rizzo, do Maní, e Alex Atala, do D.O.M., não estiveram entre os 100 melhores este ano.