As redes sociais também são plataformas democráticas para quebra de padrões etários.
“Se não agora, quando?”, esse é o lema de algumas das influenciadoras desta lista, que fazem sucesso nas redes sociais com sua beleza, estilo, ativismo e dicas para envelhecer com saúde e bem-estar.
E não há etarismo que as impeça. Afinal, as redes sociais também podem ser uma plataforma democrática para quebra de padrões estéticos, sociais ou, até mesmo, etários. Veja os perfis que mostram como nunca é tarde para começar e inspirar.
Iris Apfel
Aos 101 anos, Iris Apfel tem quase 3 milhões de seguidores no Instagram e é uma referência da moda maximalista na plataforma. Mas não é só isso: Iris foi uma das primeiras mulheres a se tornar adepta da calça jeans, ainda nos anos 40.
Ela se formou em história da arte pela Universidade de Nova York e, mesmo trabalhando como designer de interiores, seu estilo chamou a atenção de Harold Koda (curador do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art). Aos 84 anos, ela foi convidada para exibir seu acervo pessoal de roupas e acessórios no Instituto.
Iris ainda tem uma Barbie feita em sua homenagem, um contrato com IMG Models, quatro livros publicados, contratos publicitários com marcas de maquiagem e diversas capas de revista. E, claro, primeira fila garantida nas fashion weeks.
Vó Izaura
Izaura Demari acumula mais de 220 mil seguidores no Instagram, onde fala sobre moda e estilo de vida na melhor idade. Aos 82 anos, a influenciadora desfilou no SPFW 2023, fechando o desfile da grife Thear.
A paixão pela moda surgiu há 20 anos, após a morte de seu marido, quando passou a viajar com o filho e descobrir o mundo dos brechós e lojas vintage. Hoje, sua coleção de chapéus já passa de 700 itens.
Ela comentou o surgimento de influenciadores 60+ nas redes sociais: “Nós podemos contribuir mostrando que velhice não é sinônimo de final da vida, e, sim, uma nova etapa, com experiências e prazeres a explorar.”
Helen Vanwinkle
Aos 95 anos, Helen Vanwinkle tem uma rede com mais de três milhões de seguidores. Por lá, ela fala de moda e beleza de um jeito divertido e desbocado, não à toa, seu user no Instagram é “Baddie Winkle” (algo como, a safadinha Winkle, em português).
Na bio do perfil, ela ainda completa com a frase “Stealing Your Man Since 1928” (“roubando seus homens desde 1928”, em português).
Mas ela também usa suas redes para assuntos sérios, como a luta contra o etarismo. Sua forma de auto expressão, caracterizada por maquiagem forte e roupas excêntricas, é um claro deboche contra a indústria da beleza e da moda, que impõe padrões limitantes, principalmente para mulheres.
Costanza Pascolato
Aos 83 anos, a empresária e consultora de moda Costanza Pascolato é um dos nomes mais reconhecidos da moda brasileira. Mesmo antes das redes sociais, sua influência sempre foi relevante, seja ao aparecer em revistas ou programas de TV.
Ainda assim, ela tem quase 1 milhão de seguidores no Instagram, que acompanham seus looks, viagens e vida familiar.
Janie Medley
Janie Medley tem 63 anos e mais de 20 mil seguidores no Instagram. Amante da moda, a influenciadora ama roupas coloridas e estampas fortes, além de não abandonar os maxi acessórios, como brincões, óculos escuros e batom vermelho.
Colleen Heidemann
A modelo de 72 anos foi descoberta por um olheiro em 2011, enquanto trabalhava em seu brechó, em Los Angeles. Desde então, Colleen faturou um contrato com a agência Next Model Management e quase 500 mil seguidores nas redes sociais.
Por lá, a influenciadora mostra seus ensaios e vida na indústria da moda. Tudo sob o lema “se não agora, quando?”, como diz sua bio do Instagram.
Helena Schargel
“Sou uma menina de 8.3 que encoraja mulheres a saírem da invisibilidade”, diz a bio de Helena Schargel nas redes sociais, onde ela acumula mais de 30 mil seguidores.
No seu perfil, ela compartilha dicas de bem-estar, autocuidado, beleza e moda. Ela também dá palestras motivacionais sobre os assuntos.
Lyn Slater
Lyn Slater, de 70 anos, começou sua trajetória na internet em 2014 ao criar o blog Accidental Icon, o qual ela criou ao perceber a falta de revistas e perfis que oferecessem um estilo urbano, moderno e estético para mulheres “comuns”.
Ao descobrir esse escape criativo, Lyn mal poderia imaginar que seu blog se tornaria uma referência de estilo e ela começasse a receber convites para fashion weeks, editoriais de moda e contratos publicitários.
Hoje, a influenciadora tem quase 800 mil seguidores no Instagram, onde compartilha seus looks e sua “velhice comum, com uma vida interessante”, como diz sua bio.
Ieda Wobeto
Ieda Wobeto tem 212 mil seguidores, que ela acumulou após participar do Big Brother Brasil 17, onde ficou entre as finalistas.
Aos 76 anos, ela continua esbanjando beleza, participando de concursos de misses e compartilhando sua vida nas redes sociais.
Sarah Jane Adams
Com quase 200 mil seguidores no Instagram, Sarah Jane Adams tem 68 anos, é inglesa e “devota” de Vivienne Westwood. A influenciadora tem um estilo punk, com roupas esportivas, tênis surrados, mas ainda assim, MUITA COR!
E olha só: assim como Ieda, Sarah também participou do Big Brother, na versão Austrália. Ela também escreveu um livro intitulado “Life In A Box: Traveller. Antiques Dealer. Mother. Model. Iconoclast”, onde compartilha suas experiências viajando o mundo atrás de antiguidades.
Miréia Borges
Aos 65 anos, Miréia Borges tem quase 20 mil seguidores no Instagram, onde posta sobre saúde e estilo, comportamento, vida familiar, luta contra etarismo e gastronomia.
A comunicadora começou o perfil durante a pandemia, contando histórias infantis. Além da internet, ela trabalha com palestras e escrevendo para sites e revistas.
Rosangela Marcondes
A influenciadora Rosangela Marcondes é uma eterna aprendiz e uma incentivadora do intergeracional, segundo sua biografia no Instagram, onde ela tem mais de 10 mil seguidores.
Ela começou o perfil em 2018, aos 62 anos. Hoje, aos 67, fala sobre viver bem a longevidade e aborda temas como beleza, bem-estar e até empreendedorismo.
Linda Rodin
Aos 75 anos, Linda Rodin é uma editora de moda, modelo e estilista de sucesso. Ela trabalhou para grifes como Henri Bendel e Victoria’s Secret, além de escrever para as revistas Harper’s Bazaar e Vogue. Ela também tem sua própria marca de skincare, a Rodin, que foi vendida para a Estée Lauder em 2014.
Depois de passar por um hiato na sua carreira de modelo, ela retornou a indústria da moda aos 60 anos, trabalhando com marcas como J.Crew e The Row. Nas redes sociais, seu estilo único chama a atenção dos mais de 300 mil seguidores.