O projeto de turismo sustentável Travalyst, fundado pelo príncipe Harry, anunciou uma era “incrivelmente empolgante” com um novo conselho de administração – e sem a presença do filho do rei Charles III. A organização sem fins lucrativos foi lançada pelo pai de Archie e Lilibet em 2019, quando ainda fazia parte dos deveres da família real britânica, mas rompeu com a instituição em 2020.
Os jornais britânicos destacaram que Harry foi o rosto do Travalyst por três anos, participando de ações de marketing e conferências, e se empenhou em incentivar a indústria do turismo a adotar práticas menos prejudiciais ao meio ambiente. O filho de Charles III chegou a ser criticado por usar jatinhos poluentes enquanto defendia a causa. Na época, ele se defendeu dizendo que “ninguém é perfeito”.
Contudo, Harry ficou de fora do mais recente anúncio do projeto, que enfatizou a transição da “fase piloto” para uma estrutura com um novo conselho de cinco pessoas com “expertise de classe mundial”. Apesar disso, Harry mantém contato com os executivos nos bastidores e continua comprometido com a ideia, segundo a “Newsweek”. Seu nome ainda consta como “fundador e patrono” no site, mas, desta vez, sua imagem não foi usada para promover a reformulação da iniciativa.
Um especialista entrevistado pelo jornal Daily Mail apontou que a mudança na abordagem da Travalyst pode ser resultado da “publicidade negativa” enfrentada por Harry e sua esposa, Meghan Markle, nos últimos meses.
O chefe de inovação e monetização de podcasts do Spotify chamou o príncipe Harry e Meghan Markle de “vigaristas” após o fim de um acordo milionário do casal com a plataforma de streaming. O contrato de US$ 20 milhões (R$ 96,5 milhões), assinado em 2020 e previsto para durar vários anos, foi desfeito depois que o casal produziu apenas 12 episódios.
Além disso, eles foram questionados pelo relato de uma perseguição “quase catastrófica” com paparazzi em Nova York. A polícia local afirmou que não houve colisões, intimações, ferimentos ou prisões relacionados ao incidente.
O casal também está envolvido em rumores de separação, mudança de residência luxuosa em Montecito e supostas brigas com os amigos David e Victoria Beckham. Segundo o Daily Mail, Harry e Meghan acusaram o ex-jogador e a ex-Spice Girls de vazarem informações sobre sua vida pessoal para a imprensa e teriam recebido uma resposta “furiosa” por telefone.