Dia do Vira-Lata: Incentivando a adoção responsável

Luiz Antônio
Tempo de Leitura 3 min

No dia 31 de julho é comemorado o Dia do Vira-Lata, uma data importante para lembrarmos que esses pets, conhecidos como SRDs (Sem Raça Definida), são os mais adotados no Brasil, mas também são os que mais sofrem com o abandono e o preconceito. Essa é uma oportunidade para não apenas celebrar a vida desses animais, mas também para incentivar a adoção responsável e os cuidados adequados com eles, pois são verdadeiros queridinhos dos brasileiros.

De acordo com a Radar Pet, os vira-latas compõem a maioria dos animais de companhia no Brasil, sendo 42% entre os cães e 65% entre os gatos. Porém, segundo a GAVAA, uma ONG que resgata animais de rua e os encaminha para adoção, atualmente, 95% dos resgatados são SRDs, e muitos enfrentam longas esperas para encontrar um lar devido ao preconceito em relação à raça.

A médica-veterinária nutróloga de Guabi Natural, uma marca Super Premium Natural da BRF Pet, Mayara Andrade, destaca que ainda existem muitos mitos sobre os vira-latas que precisam ser quebrados para evitar preconceitos e garantir os devidos cuidados com esses pets. Ela esclarece que, apesar da crença de que os vira-latas são mais resistentes por serem uma mistura de raças, eles também necessitam de cuidados básicos, como vacinação anual, ambientação adequada, higiene, atividades físicas e uma alimentação balanceada e adequada às suas necessidades.

A coordenadora da GAVAA, Juliana Valverde, ressalta que o preconceito em relação aos vira-latas ainda existe, mas a sociedade tem avançado. Ela destaca a importância de divulgar e apoiar a adoção desses animais, como faz a Guabi Natural, que há cerca de dois anos e meio é parceira da ONG, doando 60 toneladas de alimentos para garantir a nutrição e saúde dos animais enquanto esperam por um lar definitivo.

A nutricionista Mayara Andrade enfatiza que não há diferenças nas necessidades nutricionais entre cães de raça definida e os SRDs. Uma alimentação adequada ao porte, fase de vida e especificidade de cada animal é essencial para sua saúde e longevidade. A escolha de um alimento com teores adequados de nutrientes essenciais, ingredientes funcionais e sem aditivos artificiais contribui para a saúde geral dos animais.

Os vira-latas apresentam temperamento alegre, versátil e diverso, cheios de amor para dar. Por serem uma mistura de raças, cada SRD é único, com características especiais. Adotar um vira-lata é quebrar o ciclo de preconceito, proporcionar um lar digno e ressignificar os conceitos de beleza padrão.

A ONG GAVAA, que conta com 300 animais, alimentados com Guabi Natural, luta para que eles encontrem um lar definitivo. É uma oportunidade de dar a esses pets a chance de viverem felizes e amados.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *