Sinais de que você tem uma amizade tóxica

Brenno Ramos
Tempo de Leitura 2 min

O psicólogo explica como identificar comportamentos negativos em pessoas que deveriam ser seu porto seguro. Investimos tempo e confiança em nossas amizades, tornando difícil reconhecer quando alguma delas se torna tóxica. Apontar esses comportamentos problemáticos pode ser ainda mais complicado.

Se você tem se questionado sobre sua amizade, veja dois sinais de que ela pode estar prejudicada e que algo precisa mudar.

Imagine a seguinte situação: você e seu melhor amigo costumam fazer piadas um com o outro, o que é normal e saudável para uma amizade. No entanto, recentemente, você começou a se sentir desconfortável. Seu amigo te coloca em situações difíceis, te humilha para fazer outras pessoas rirem, provoca você em público e revela segredos que você confiou a ele.

Pesquisas publicadas no American Journal of Sociology sugerem que intimidação e agressão são mais comuns dentro de círculos de amizade do que fora deles. Quando alguém busca ganhar popularidade ou atingir objetivos vitimizando outra pessoa, geralmente começa com um amigo.

Por quê? Porque é fácil e conveniente. Vocês conhecem os pontos sensíveis um do outro. A linha entre o que é aceitável e o que não é muitas vezes é difusa — você pode acabar sentindo que não é brincalhão o suficiente ou que se ofende facilmente.

Reconhecer esses sinais é fundamental para lidar com uma amizade tóxica e buscar uma relação mais saudável. É importante lembrar que amizades devem ser construídas sobre respeito mútuo, apoio e confiança, e que você merece estar cercado por pessoas que te valorizem e te façam sentir bem.

Tag:
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *