Roma e Pompeia mais próximas do que nunca com inauguração de trem de alta velocidade

Ana Priscila
Tempo de Leitura 3 min

No último domingo (16), uma conexão ferroviária direta de alta velocidade foi inaugurada, ligando a capital italiana, Roma, ao icônico sítio arqueológico de Pompeia, no sul do país. Essa nova rota estará disponível a cada terceiro domingo do mês e terá uma duração de 1h47 na ida e 2h15 na volta.

Operada pela Trenitalia, a linha terá partida da estação Roma Termini às 8h53, fazendo uma parada em Nápoles às 10h03, sem a necessidade de troca de veículo, com chegada prevista à estação de Pompeia às 10h40. Na chegada, os visitantes também terão a opção de pegar um ônibus que os levará diretamente ao parque arqueológico.

O retorno está agendado para as 18h40, com uma parada em Nápoles às 19h23, e chegada novamente a Roma Termini às 20h55.

O trajeto será realizado a bordo do trem Frecciarossa 1000, que pode atingir velocidades de até 400 km/h e oferece diferentes categorias de serviços, desde a classe padrão até a executiva. Este mesmo trem é usado em uma rota entre Milão e Roma, que leva menos de três horas.

Durante a viagem, os passageiros terão a oportunidade de se envolver com histórias e informações sobre a antiga Pompeia por meio de monitores a bordo.

Essa nova conexão complementa as 50 viagens diárias de ida e volta já em operação entre Roma e Pompeia. A diferença é que, nessas viagens, os passageiros devem desembarcar na estação central de Nápoles e embarcar em outro trem regional com destino ao sítio arqueológico.

Essa nova rota é fruto de uma colaboração entre o Ministério da Cultura italiano e a companhia ferroviária estatal do país. A inauguração da linha contou com a presença da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e do Ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano, que afirmou nas redes sociais que esse é “mais um passo em direção à valorização de nosso extraordinário patrimônio”.

Localizada na região da Campânia, Pompeia é um dos destinos turísticos mais visitados da Itália e é considerada Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, juntamente com o sítio arqueológico de Herculano.

A cidade foi soterrada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C e hoje é possível explorar nove áreas distintas, incluindo antigas ruas e vielas, anfiteatros, necrópole, bem como vilas, casas e templos.

Vale ressaltar que no último mês de junho, um afresco retratando uma natureza morta que possivelmente representa um ancestral da famosa pizza italiana foi descoberto em uma parede de uma casa na região.

Tag: ,
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *