Luxo silencioso: A mudança de paradigma na exibição da riqueza

Ana Priscila
Tempo de Leitura 3 min

Já parou para se questionar por que, em uma era de exibição cada vez mais ostensiva de riqueza, alguns dos indivíduos mais abastados do mundo optam por viver vidas notavelmente “simples”? Esse fenômeno, conhecido como “luxo silencioso”, está ganhando cada vez mais popularidade entre os super-ricos e tem atraído a atenção de sociólogos e psicólogos.

No passado, a riqueza era exibida de forma ostensiva. Mansões suntuosas, festas extravagantes e carros luxuosos eram os indicativos mais evidentes de uma grande fortuna. No entanto, uma nova forma de riqueza emergiu no século XXI, na qual a ostentação não é apenas evitada, mas ativamente rejeitada.

Esse conceito de “luxo silencioso” reflete uma mudança na mentalidade em relação à exibição de riqueza. Hoje em dia, os mais ricos estão buscando o anonimato e a discrição em vez da ostentação. O luxo para eles não se manifesta mais em bens materiais óbvios, mas sim em experiências exclusivas e itens de alto valor que são reconhecidos apenas por aqueles que estão “por dentro”.

Por exemplo, alguns milionários estão optando por afastar-se da arquitetura grandiosa em favor de residências mais discretas, porém incrivelmente luxuosas. Essas propriedades, apesar de parecerem modestas à primeira vista, são equipadas com a mais alta tecnologia e design de interiores refinado. Pode ser um interruptor de luz aparentemente simples, mas importado da Inglaterra e custando mais de 200 dólares, ou um sistema de café que aparenta ser comum, mas na verdade é um modelo altamente moderno que chega a custar 15 mil dólares.

O “luxo silencioso” também se manifesta nas escolhas de moda dos mais ricos. O estilista italiano Brunello Cucinelli, por exemplo, cria “uniformes para os ricos”, que são peças discretas de vestuário feitas com os materiais mais raros e luxuosos. Um blazer esportivo de sua linha pode parecer comum à primeira vista, porém é confeccionado com vicunha, uma lã ultrafina e rara, e tem um preço elevado.

Mas o que leva os milionários a optarem por esse “luxo silencioso”? Existem algumas razões possíveis. Para alguns, pode ser uma resposta ao constante escrutínio público enfrentado pelos super-ricos. Em uma era de mídias sociais, manter um perfil discreto pode ser uma maneira de preservar a privacidade.

Além disso, a exibição ostensiva de riqueza também pode atrair atenção indesejada. Afinal, mostrar abertamente bens materiais pode tornar alguém um alvo, seja de ladrões, golpistas ou até mesmo da mídia sensacionalista.

No final das contas, talvez o “luxo silencioso” seja uma forma de os super-ricos sinalizarem sua riqueza apenas para aqueles que estão “por dentro”. Trata-se de uma forma de exclusividade que distingue os verdadeiramente ricos daqueles que são apenas relativamente ricos. Como disse Stellene Volandes, editora-chefe da revista Town & Country, é uma maneira de “mostrar glamour”.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *