O aplicativo e o internet banking do Banco Itaú estão enfrentando problemas de instabilidade e estão inacessíveis nesta segunda-feira (7). Usuários estão expressando insatisfação e relatando dificuldades para realizar pagamentos e acessar suas informações nas plataformas do banco por meio das redes sociais.
As queixas abrangem todos os serviços do banco, incluindo o Iti e os Cartões Itaú. Esses problemas já vinham sendo registrados desde o domingo (6).
Testes realizados por nossa equipe por volta das 10h (horário de Brasília) desta segunda-feira confirmaram que tanto o aplicativo quanto o site não estavam funcionando.
Por volta das 10h15, o banco emitiu uma nota confirmando a “instabilidade de origem interna” em seus sistemas nesse dia e se desculpando com clientes e parceiros pelo inconveniente. O banco informou também que está trabalhando com urgência para restabelecer os sistemas o mais rapidamente possível.
O aplicativo exibe a mensagem: “opa! Desculpe-nos. Estamos melhorando nossos serviços. Tente novamente mais tarde”. Enquanto isso, no internet banking, os usuários são recebidos com a mensagem “esta página não está funcionando”.
O site Downdetector, que monitora o funcionamento de várias plataformas digitais, mostrou que o pico de problemas ocorreu por volta das 9h25, com mais de 3 mil reclamações registradas.
As principais áreas de insatisfação dos usuários são: o login no aplicativo (69%), seguido pelas operações no internet banking (20%) e problemas com o Pix (11%).
Nas redes sociais, centenas de usuários estão compartilhando os problemas que estão enfrentando. Alguns exemplos incluem: “O Itaú está fora do ar e agora eu que lute”, “Meu dinheiro está todo travado. O que eu devo fazer agora, Itaú?” e “Poxa, Itaú, eu só quero pagar minhas contas”.
Alguns usuários relatam que os problemas começaram no domingo, embora mensagens do banco tenham sido enviadas indicando que o problema havia sido resolvido.
“O aplicativo do Itaú está fora do ar desde ontem para manutenção. Isso é inaceitável! Trabalhem mais e interrompam menos!”, afirmou um internauta.
Outro cliente expressou sua insatisfação: “Itaú, preciso acessar minha conta no aplicativo, mas ele está inoperante há mais de 24 horas. Alguma posição? Estou sendo prejudicado.”