O Programa Voa Brasil, que tem como objetivo disponibilizar passagens aéreas por R$ 200 para a população, está em fase final de desenvolvimento do sistema que conectará as companhias aéreas aos clientes, conforme anunciado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos. A previsão é que o programa seja lançado ainda neste mês, contando com a participação das principais companhias aéreas do país.
O ministro Márcio França antecipou que o aplicativo permitirá aos usuários inserir seu CPF, confirmar que não realizaram voos nos últimos 18 meses e, em seguida, selecionar o trajeto da viagem. O aplicativo então apresentará opções de passagens, todas com o valor de R$ 200.
Grandes companhias aéreas como Gol, Azul e Latam já manifestaram interesse em aderir ao programa. Atualmente, estão sendo implementadas medidas de integração de sistemas e acesso a bases de dados estratégicas como parte da conclusão da estruturação da fase piloto do programa. A estimativa do ministério é disponibilizar aproximadamente 1,5 milhão de passagens por mês.
Inicialmente, as passagens serão destinadas exclusivamente a aposentados e pensionistas que não tenham viajado nos últimos 12 meses. Cada beneficiário terá a possibilidade de adquirir até quatro trechos de uma só vez. Vale ressaltar que o programa não requer subsídios governamentais, sendo planejado de maneira a permitir que as companhias aéreas ofereçam essas passagens durante períodos de baixa demanda e voos com assentos não ocupados, como nos meses de março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro.