Dominando as redes sociais com um grande número de seguidores, os influencers que se concentram em discutir a indústria da beleza ganharam relevância suficiente para redefinir a estrutura desse mercado.
Antes da era da internet, as tendências de beleza eram ditadas pela indústria para o público, seguindo uma abordagem de cima para baixo. No entanto, a profusão de vozes e narrativas criadas por influencers de diversos gêneros e raças exige que o mercado agora preste atenção a um novo espectro de perspectivas e demandas, todas ditadas pelo público.
Levando isso em consideração, o estudo intitulado “Tá Focando?”, conduzido pela YouPix, identificou narrativas emergentes que merecem a atenção da indústria. Segundo Rafa Lotto, diretor da YOUPIX no Brasil, escutar o que os influencers têm a dizer é um passo fundamental para que as empresas do setor não percam boas oportunidades de crescimento.
A pesquisa ressalta a presença de novos criadores que participam das discussões atuais. O ambiente online proporcionou espaço para indivíduos especializados em diversas áreas, como química e medicina, por exemplo, compartilharem seus conhecimentos e percepções sobre a indústria da beleza. Isso, por si só, amplia as narrativas e contribui para a formação de perspectivas e opiniões diversas.
Além disso, as redes sociais abriram portas para comunidades que eram sub-representadas nos padrões tradicionais da indústria da beleza. Na comunidade negra, os criadores de conteúdo tiveram a oportunidade de abordar a falta de produtos adequados para seus cabelos e peles, o que levou a uma mudança significativa na indústria devido ao desconforto gerado pela exposição.
Outra narrativa emergente apontada pelo estudo é o “jeitinho brasileiro”, que destaca a habilidade dos criadores nacionais, especialmente no TikTok, em analisar e sugerir alternativas nacionais para produtos internacionais. O termo “dupe”, originado do inglês e que significa “duplicado”, descreve um produto inspirado em outro. Assim, quando um produto estrangeiro faz sucesso, os brasileiros conseguem encontrar um equivalente semelhante e mais acessível, compartilhando suas descobertas no TikTok logo em seguida.
Nesse cenário, as marcas têm a oportunidade de utilizar a influência dos criadores como uma abordagem de negócios, trazendo-os para o centro de suas estratégias e colaborando na criação de produtos e soluções que atendam às necessidades de suas comunidades.
De acordo com um levantamento da HypeAuditor, 62% das marcas da indústria da beleza no TikTok escolhem promover suas campanhas de lançamento. Devido à sinergia com o setor, a plataforma está associada ao surgimento de diversas narrativas emergentes, como discussões sobre procedimentos cirúrgicos não invasivos, que são exibidos em tempo real pelos influencers para os usuários da plataforma.