O Dr. Fabiano de Abreu não é aquele primo que você espera ansiosamente para ter na mesa de Natal. Ele vai muito além disso. Com um currículo impressionante e mais de 200 artigos científicos publicados, ele não apenas se destaca no cenário acadêmico, mas também conquistou um feito notável: ele está entre as 24 pessoas no mundo com o mais alto Quociente de Inteligência (QI), de acordo com a ISI Society.
Essas sociedades exclusivas de alto QI são verdadeiras reuniões de mentes brilhantes, onde indivíduos com habilidades cognitivas extraordinárias se encontram. No entanto, entrar nessas sociedades não é tarefa simples. Ter um QI elevado não basta. É necessário passar por testes rigorosos e alcançar uma pontuação que esteja no topo de pelo menos 99% da população. E o Dr. Fabiano de Abreu conseguiu isso seis vezes. Ele é membro de várias dessas sociedades prestigiadas, incluindo a Mensa, conhecida mundialmente, além da Intertel, Triple Nine Society, ISPE High IQ Society e Helliq Society.
Mas a ISI Society, na qual Abreu foi recentemente admitido, se diferencia das outras. Essa sociedade não se baseia apenas no QI, mas também exige provas de criatividade excepcional. Segundo o próprio neurocientista em entrevista à EXAME, isso envolve feitos que demonstram habilidades criativas, como um músico que cria arranjos inovadores ou um profissional que concebe um conceito revolucionário para transformar seu negócio. A barreira de entrada é rigorosa: a pontuação necessária é superior a 99,95%.
No caso de Abreu, seus numerosos artigos científicos publicados atestam sua criatividade e abriram as portas para a ISI Society. Seu currículo é verdadeiramente impressionante: pós-doutorado e PhD em Neurociência, mestrado em Psicologia, licenciatura em Biologia e História, tecnólogo em Antropologia e autor de quinze livros. Além disso, ele é membro de diversos grupos de pesquisa tanto no cenário nacional quanto internacional.
Mas e afinal, qual é o QI do Dr. Fabiano de Abreu? A resposta não é tão simples quanto um número único. Ele realizou três tipos diferentes de testes de QI (SD 15, 16 e 24) e obteve a pontuação máxima em todos: 160, 164 e 196 pontos, respectivamente. Em termos gerais, a tabela de QI classifica qualquer pontuação acima de 140 como “gênio”.
Ao longo de sua carreira, o Dr. Fabiano de Abreu fundou uma assessoria de imprensa especializada no âmbito acadêmico, ajudando outros pesquisadores a se tornarem referências na mídia, assim como ele é hoje. Entre suas colunas e artigos acadêmicos, ele fez várias afirmações sobre o uso inadequado da internet e até fez previsões, como a de que o desempenho de Neymar no futebol “cairia”, devido ao vício em celular. No fundo, sua maior paixão é compreender o comportamento humano.
“O campo da neurociência surge da necessidade de compreender o cérebro humano, especialmente nas áreas das altas habilidades e inteligência”, diz Abreu. “Compreender o ser humano sempre foi de extrema importância para minha formação. Inteligência, transtornos mentais, comportamentos e personalidades, tudo isso fez parte do meu estudo para que eu pudesse ajudar os outros com base no meu conhecimento”.