Você já se questionou sobre o motivo pelo qual o mês de agosto é consagrado como o mês do folclore?
Foi em 22 de agosto de 1843 que o estudioso William John Thomas definiu essa data para celebrar o folclore. Ele cunhou essa palavra a partir de dois termos em inglês que, essencialmente, significam “o estudo do povo”, ou seja, as expressões que emergem das práticas populares intrínsecas à natureza da civilização.
No Brasil, essa data foi oficializada em 1965 através de decreto, e desde então, o Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto. Essa tradição é incrivelmente rica, e suas práticas se estendem por toda a nação brasileira, do norte ao sul.
Aqui, exploramos mais uma iguaria culinária folclórica do Brasil, uma receita do chef Osley José, que destaca a região sudeste:
Pernil assado
- Ingredientes:
1 pernil de cerca de 1 kg, com couro e osso;
2 colheres de sobremesa de sal;
1 pimenta vermelha picada;
4 dentes de alho;
2 cebolas médias cortadas;
2 folhas de louro;
1 colher de sopa de colorau;
1 litro de vinho branco seco.
- Modo de Preparo:
– Lave e seque cuidadosamente a peça de pernil de porco. Usando uma faca afiada, faça cortes profundos, perfurando longitudinalmente da superfície do couro até o osso.
– Coloque o pernil em um recipiente adequado para geladeira. Cubra-o com os temperos e mantenha refrigerado por pelo menos 12 horas.
– Após esse período, escorra e reserve os temperos. Transfira o pernil para uma assadeira, cobrindo-o com papel alumínio, e leve ao forno a 200°C por 1 hora.
– Passado esse tempo, distribua os temperos reservados sobre o pernil, cubra novamente com alumínio e retorne ao forno até que esteja completamente assado.
– Sirva o pernil fatiado, acompanhado do molho formado na assadeira.
– Essa receita de Pernil assado é uma homenagem à riqueza culinária do folclore brasileiro, realçando os sabores da região sudeste. Desfrute dessa delícia em sua celebração do folclore e permita-se saborear os autênticos gostos do Brasil.