Apagão de grandes proporções afeta todo o país na manhã desta terça-feira

Luiz Antônio
Tempo de Leitura 4 min

Uma falta de energia elétrica de grande magnitude foi registrada na manhã desta terça-feira (15). De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a interrupção na fornecimento de energia ocorreu por volta das 8h31 (horário de Brasília).

A abrupta queda na carga elétrica impactou todas as regiões do país. O ONS comunicou: “Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil”, conforme uma nota enviada ao InfoMoney.

O ONS esclarece que essa ocorrência resultou na separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com a desconexão das interligações entre elas. O Sul e o Sudeste também ficaram sem energia, de acordo com o ONS, devido a uma ação controlada para “evitar a propagação da ocorrência”.

O órgão afirmou ainda que o processo de recomposição já foi iniciado em todas as regiões e está concluído nas regiões Sul e Sudeste. Até as 10h09, 7 mil MW já haviam sido restabelecidos. O ONS destacou: “As causas da ocorrência ainda estão sendo investigadas”.

Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), a causa do apagão não parece estar ligada a condições climáticas, uma vez que os reservatórios responsáveis pelo abastecimento das usinas hidrelétricas estão operando normalmente, inclusive na região Nordeste (a área mais seca do país).

O Ministério de Minas e Energia, liderado por Alexandre Silveira, criou um centro de situação para coordenar a restauração do fornecimento de energia e investigar as causas do apagão. Em um comunicado, o ministério informou que sua equipe está trabalhando para que a carga seja “plenamente restabelecida o mais rapidamente possível”.

O apagão causou transtornos no deslocamento dos brasileiros para o trabalho nesta terça-feira. Ele afetou o trânsito, com semáforos apagados, e os sistemas de transporte público sobre trilhos, resultando em paralisações forçadas nas linhas do Metrô de Salvador, Belo Horizonte e São Paulo.

Na cidade de São Paulo, a maior do país, a falta de energia foi sentida, por exemplo, em bairros centrais como Mooca, Brás e Bela Vista, além das regiões metropolitanas de Osasco e Cotia.

Em um grupo de WhatsApp, consumidores relataram a queda de energia no bairro Butantã, na Zona Oeste da capital paulista, e em Santana, na Zona Norte.

Capitais como Recife, no Nordeste, e Curitiba, no Sul, também foram afetadas.

A Enel, a distribuidora de energia elétrica responsável pelo serviço em parte do estado de São Paulo, enviou mensagens aos consumidores informando que o Operador Nacional do Sistema Elétrico “estava tomando as providências necessárias para normalizar o fornecimento”.

Por volta das 9h (horário de Brasília), consumidores de várias das regiões afetadas relataram que o fornecimento de eletricidade estava se normalizando em suas residências, estabelecimentos comerciais e escritórios.

Tag:
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *