Já aconteceu de você querer pesquisar uma música, mas só conseguir lembrar da melodia? O YouTube está testando um recurso exatamente para essas situações. Através dessa ferramenta, as pessoas podem cantarolar ou gravar a música que está tocando no momento (semelhante ao aplicativo Shazam) para realizar a busca.
O YouTube está experimentando uma nova funcionalidade de pesquisa por voz que permite às pessoas pesquisarem músicas cantarolando;
Esse recurso também funciona de maneira similar ao Shazam, aceitando gravações das músicas que estão sendo reproduzidas;
A plataforma de vídeos do Google também está testando algo chamado de “prateleira de canais” na seção “Inscrições” do feed;
Ambas as funcionalidades estão sendo testadas em um número limitado de usuários com dispositivos Android.
Atualmente, os testes estão sendo realizados exclusivamente em dispositivos Android, conforme indicado na página de Ajuda do YouTube.
“Estamos testando a habilidade das pessoas de buscar músicas no YouTube através do cantarolar ou da gravação de uma música que está sendo reproduzida no momento.”
Trecho do artigo “YouTube test features and experiments” na página de Ajuda do YouTube.
Essa ferramenta de teste faz parte da pesquisa por voz no YouTube. Para funcionar, o trecho cantarolado ou gravado precisa ter pelo menos três segundos de duração.
Uma vez que a música é identificada, o usuário é direcionado para conteúdo musical oficial relevante, vídeos postados por outros usuários e/ou Shorts com a música pesquisada dentro do aplicativo do YouTube, de acordo com o Google.
Quanto à “prateleira de canais”, a plataforma explicou que se trata de uma coleção de vários vídeos enviados por um mesmo criador de conteúdo em um curto período de tempo. Na prática, cada seção dessa prateleira apresentará os envios mais recentes de um canal específico.
Na página de Ajuda do YouTube, a empresa apresentou alguns motivos pelos quais está testando essa nova funcionalidade. Confira abaixo:
Como forma de tornar mais fácil para os espectadores encontrarem o conteúdo desejado, de reduzir a pressão sobre os criadores de conteúdo para que eles precisem carregar vídeos várias vezes ao dia, e de simplificar a interação dos espectadores com o conteúdo da prateleira e/ou a navegação para outros conteúdos enquanto percorrem o feed.
A empresa está testando ambas as funcionalidades em uma parcela bastante restrita de usuários da plataforma. No entanto, a ideia é expandir esses recursos gradualmente para todos, caso eles se mostrem eficazes.