A OpenAI anunciou hoje uma grande atualização para o ChatGPT, sua plataforma de assistência virtual, que agora incluirá conversação por voz e interações com imagens. Essa evolução aproxima o ChatGPT de assistentes virtuais populares, como a Siri da Apple.
Segundo a OpenAI, a adição da funcionalidade de voz abre portas para uma série de aplicativos criativos e melhora a acessibilidade. Assistentes de IA similares, como a Siri, o assistente de voz do Google e a Alexa da Amazon, são amplamente utilizados em dispositivos para tarefas como definir alarmes, fornecer informações da internet e criar lembretes.
Desde seu lançamento no ano passado, o ChatGPT tem sido adotado por empresas para diversas finalidades, desde resumir documentos até escrever código de programação. Isso desencadeou uma competição entre grandes empresas de tecnologia para lançar suas próprias soluções baseadas em IA generativa.
A capacidade de voz do ChatGPT também permitirá narrativas antes de dormir, solução de debates durante refeições e leitura em voz alta de texto fornecido pelos usuários, de acordo com executivos da OpenAI. O Spotify já está utilizando essa tecnologia para que os podcasters traduzam seu conteúdo para diferentes idiomas.
Além disso, com o suporte para imagens, os usuários poderão tirar fotos de objetos ao seu redor e pedir ao assistente para ajudar a resolver problemas, como por que a churrasqueira não está funcionando, explorar o conteúdo da geladeira para planejar refeições ou analisar gráficos complexos para obter insights relacionados ao trabalho. Atualmente, o Google Lens da Alphabet é uma das opções mais populares para obter informações relacionadas a imagens.
Esses novos recursos do ChatGPT serão lançados nas próximas duas semanas para assinantes dos planos Plus e Enterprise.