A preferência dos tutores por produtos de qualidade impulsiona o mercado de pet food

Luiz Antônio
Tempo de Leitura 3 min

O setor de pet food está experimentando um crescimento notável dentro da indústria de cuidados com animais de estimação. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), houve um aumento significativo de 18,3% no ano passado, correspondendo a aproximadamente 80% do faturamento total do setor em 2022. O Sebrae prevê um faturamento ainda maior para o setor em 2023, estimado em mais de R$ 33 milhões.

O que impulsiona esse crescimento é a preferência dos tutores por produtos específicos para seus animais de estimação. Uma pesquisa conduzida pela Mind Miners revelou que 5 em cada 10 tutores afirmam não economizar dinheiro na busca por produtos de qualidade para seus pets.

Com a crescente proximidade entre tutores e seus animais de estimação, especialmente durante a pandemia, os tutores estão ampliando e diversificando o leque de produtos para atender às necessidades de seus amigos de quatro patas. Isso tem aberto espaço para a adoção de alimentação natural, uma tendência destacada pela médica veterinária Lígia Barizon, Doutora em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e parceira da marca de produtos pet Docg. “Os pets hoje fazem parte da família, e assim como cuidamos da saúde de todos, também nos preocupamos com a saúde de nossos pets. A escolha da alimentação é parte dessa preocupação, e é por isso que a alternativa natural está ganhando destaque”, segundo ela.

A alimentação natural para animais de estimação envolve o uso de alimentos semelhantes aos consumidos pelos humanos, imitando o que esses animais encontrariam na natureza. Isso torna essa opção mais atrativa do que as versões industrializadas. No entanto, é importante notar que os alimentos naturais costumam ser um pouco mais caros e exigem tempo e dedicação para o preparo.

Segundo a ABINPET, uma das principais vantagens da alimentação natural para animais está relacionada à alta biodisponibilidade, o que significa que os nutrientes presentes nesses alimentos são facilmente absorvidos e utilizados pelo organismo dos animais.

A indústria de produtos para animais de estimação também está investindo em alternativas saudáveis e práticas para atender às demandas dos tutores. A Docg, por exemplo, lançou a linha LIOF em dezembro, que utiliza ingredientes liofilizados. Esse processo preserva até 96% das características nutricionais dos alimentos, em comparação com cerca de 45% na desidratação tradicional. Além disso, a linha LIOF não contém conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais em sua composição.

Ludmila Holz, Head de Marketing da Docg, observa que os tutores estão cada vez mais preocupados com a qualidade dos alimentos para seus pets. Ela destaca o aumento da demanda por opções práticas e naturais, tornando a linha LIOF uma escolha atraente. É como se os pets estivessem desfrutando de alimentos in natura.

Tag:
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *