A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta contundente nesta quarta-feira (27/9), ressaltando que a situação da Covid-19 continua sendo uma preocupação subestimada em âmbito global. De acordo com a OMS, houve um aumento nas hospitalizações devido à doença ao longo do mês de setembro, e a situação pode agravar-se com a chegada do inverno no hemisfério norte.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizou: “A Covid-19 pode não estar mais no auge da sua crise, mas isso não significa que possamos descuidar dela”, durante uma coletiva de imprensa.
Ele acrescentou: “Apenas dois terços da população mundial receberam o esquema inicial de duas doses de vacina, e apenas um terço recebeu a dose de reforço. Além disso, poucos países estão fazendo esforços suficientes para garantir a testagem abrangente da população para a doença.”
A preocupação com as variantes da Covid-19 também foi destacada. A epidemiologista Maria Van Kerkhove, responsável pela resposta da OMS a emergências sanitárias, ressaltou que as novas variantes estão causando um aumento no número de casos, com especial destaque para a variante EG.5, conhecida popularmente como Eris.
Ela afirmou: “Estamos observando um aumento de infecções e mais pessoas requerendo internações hospitalares. Nossa vigilância precisa ser reforçada, e é necessário um esforço maior para sequenciar o vírus, realizar testes de diagnóstico em larga escala e compreender a origem dessas subvariantes.”
Esteja atento às atualizações da OMS e às orientações de saúde para se proteger e proteger os outros durante esta pandemia contínua da Covid-19.