A eleição de Javier Milei na Argentina representa uma mudança histórica ao quebrar a hegemonia do peronismo, que dominou a política do país, vencendo seis das nove eleições presidenciais desde a redemocratização em 1983. Neste domingo (19), Milei emergiu como o novo presidente sul-americano, derrotando seu oponente no segundo turno, o peronista Sergio Massa, que reconheceu a derrota em um pronunciamento prévio à divulgação oficial dos resultados.
A vitória de Milei, fundador da coalizão A Liberdade Avança e economista de 53 anos, marca uma virada significativa na cena política argentina. Com 99,28% dos votos apurados, Milei conquistou 55,69%, enquanto o peronista Massa ficou com 44,30%. A posse do novo presidente está programada para 10 de dezembro.
Milei, que possui uma trajetória profissional como economista-chefe de uma empresa de previdência privada, economista sênior do HSBC e professor de economia, se identifica como adepto da Escola Austríaca. Essa escola de pensamento enfatiza a liberdade econômica e a mínima intervenção do Estado na economia.