15 de março: Dia do Consumidor reforça a importância da proteção de dados

Brenno Ramos
Tempo de Leitura 3 min

15 de março Dia do Consumidor: ataques cibernéticos às empresas brasileiras cresceram 300% em 2023, na comparação com o ano anterior. Alberto Jorge, especialista em segurança cibernética, aponta a necessidade de empresas e consumidores atuarem em conjunto para tornar a internet mais segura.

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Com transações comerciais acontecendo de forma cada vez mais virtual, a cibersegurança tornou-se uma preocupação essencial. Com o aumento das ameaças cibernéticas e o crescimento do comércio eletrônico, a proteção online dos consumidores merece toda a atenção, especialmente diante das estatísticas recentes. Em 2023, o número de ataques cibernéticos contra empresas brasileiras cresceu 300%, em comparação com o ano anterior, de acordo com empresas especializadas em segurança digital, sendo os setores mais visados por ataques os de varejo, financeiro e saúde. Além disso, um estudo realizado pela empresa de consultoria Deloitte apontou que 73% dos consumidores afirmam que a segurança de seus dados é uma preocupação primordial ao realizarem compras online.

O especialista em cibersegurança Alberto Jorge, CEO da Trust Control, ressalta que as empresas cada vez mais precisam cuidar para que os princípios da segurança de dados estejam sendo seguidos em seus processos, de modo a manter uma boa relação com seus consumidores. “Com o aumento das transações e comunicações digitais, a segurança cibernética se tornou uma prioridade para proteger os clientes de fraudes e roubo de dados. “Empresas devem investir em soluções de cibersegurança eficazes. Consumidores devem estar cientes dos riscos e proteger seus dados pessoais”, observa.

Parceria

15 de março Dia do Consumidor: Alberto Jorge também ressalta a importância de parcerias entre empresas e consumidores para garantir a segurança online. “Empresas devem adotar medidas de segurança. Consumidores precisam praticar segurança em transações online”, disse o CEO da Trust Control.

Dessa forma, por parte dos consumidores, a principal orientação é ter prudência em qualquer tipo de transação online. “Alberto Jorge orienta escolher sites confiáveis para compras, com certificado SSL (https://) na barra de endereço e selos de segurança reconhecidos. Evite clicar em links suspeitos.”

Além disso, dicas para consumidores: criar senhas fortes (letras, números e caracteres especiais), ativar autenticação em duplo fator e manter dispositivos atualizados. “Adotar algumas práticas simples pode fazer toda a diferença para evitar golpes e fraudes”, finaliza o CEO da Trust Control.

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