Foi vítima de golpe com Pix? Conheça a ferramenta do Banco Central para reaver seu dinheiro

Ana Priscila
Ana Priscila
Tempo de Leitura 2 min

O MED (Mecanismo Especial de Devolução) é um recurso exclusivo do Pix, desenvolvido para facilitar a devolução de valores em casos de fraudes, aumentando significativamente as chances de a vítima recuperar seu dinheiro.

LEIA MAIS: Como baixar o colesterol rapidamente? Veja 9 dicas incríveis para reduzir o colesterol

Se você for vítima de fraude, golpe ou crime, é essencial registrar o pedido de devolução na sua instituição financeira em até 80 dias após a realização do Pix. Funciona da seguinte maneira:

  1. Registro da Reclamação: Você deve registrar a reclamação na sua instituição financeira.
  2. Avaliação do Caso: A instituição avaliará o caso e, se identificar que ele se enquadra no MED, os recursos recebidos pelo fraudador serão bloqueados.
  3. Análise: O caso será analisado em até 7 dias. Se não for constatada a fraude, os recursos serão desbloqueados para o recebedor. Se a fraude for confirmada, você receberá o dinheiro de volta, integral ou parcialmente, em até 96 horas.

Além disso, o MED também pode ser utilizado em situações de falha operacional no ambiente do Pix da sua instituição. Por exemplo, se uma transação for realizada em duplicidade, a instituição avaliará se houve essa falha e, caso positivo, devolverá o dinheiro em até 24 horas.

Para mais informações e para acessar essa ferramenta, consulte o site do Banco Central. Essa medida visa aumentar a segurança e confiança no uso do Pix, proporcionando mais tranquilidade aos usuários.

Se você for vítima de fraude, siga os passos acima para iniciar o processo de recuperação dos seus recursos.

Leia também outras notícias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no Mundo.

Compartilhe este artigo