A vida sexual ativa, aliada ao uso de preservativos, é geralmente considerada benéfica para a saúde. No entanto, há uma tendência de redução da busca por atividade sexual entre os jovens adultos, o que pode acarretar efeitos físicos e mentais adversos.
LEIA MAIS: Foi vítima de golpe com Pix? Conheça a ferramenta do Banco Central para reaver seu dinheiro
De acordo com a professora Tara Suwinyattichaiporn, da Universidade do Estado da Califórnia em Fullerton, nos Estados Unidos, especialista em sexo e relacionamentos, a falta de sexo a longo prazo pode levar à atrofia peniana, uma condição rara em que o pênis pode encolher até cerca de 2 centímetros. O mesmo fenômeno pode ocorrer com a vagina.
Além disso, os efeitos também podem se manifestar em uma deterioração da saúde mental, que pode surgir entre seis meses e cinco anos após a interrupção das atividades sexuais, conforme observado pela especialista em uma entrevista ao jornal inglês Daily Mail.
A biologia por trás das relações sexuais revela que o ato libera oxitocina, dopamina e serotonina, conhecidos como “hormônios do amor”, todos associados ao bem-estar e à melhoria do humor. A ausência dessas substâncias pode levar a uma diminuição do bem-estar emocional, contribuindo para o estresse e a ansiedade.
Estudos também mostraram que a atividade sexual regular está associada a benefícios para a saúde, como um menor risco de desenvolver câncer de próstata em homens que ejaculam frequentemente.
Além disso, a falta de atividade sexual pode resultar em tecidos vaginais menos saudáveis, levando a problemas como secura e redução da elasticidade, o que pode dificultar a penetração.
Para a terapeuta sexual Sari Cooper, períodos de menor atividade sexual são normais, mas é importante examinar os motivos por trás dessa pausa. Ela sugere que os casais se concentrem em reavivar elementos que costumavam desencadear momentos eróticos, como explorar diferentes estímulos sensoriais.
Em suma, enquanto a atividade sexual pode trazer uma série de benefícios físicos e mentais, a falta dela pode ter um impacto significativo na saúde e no bem-estar geral.
Leia também outras notícias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no Mundo.