Obra do contorno viário em Florianópolis é concluída após mais de dez anos

Redação TEV
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Prevista para ser concluída em 2012, a nova estrada de contorno da Grande Florianópolis finalmente foi inaugurada nesta quarta-feira (31). O projeto, que enfrentou um atraso de mais de uma década e viu seu custo aumentar em 875%, promete aliviar o tráfego na BR-101 na região metropolitana, além de reduzir os custos operacionais dos veículos e o tempo de deslocamento.

O contorno viário de Florianópolis, que se estende por cidades como Biguaçu, São José, Palhoça e Governador Celso Ramos, foi projetado para desviar o tráfego da BR-101, que é o principal acesso à capital de Santa Catarina. Segundo a concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pela administração do trecho, cerca de 18 mil caminhões, que correspondem a 20% do tráfego total, deverão utilizar o novo contorno diariamente. Isso deve proporcionar um ganho de tempo de 1 hora e 22 minutos durante os horários de pico, conforme afirma Egídio Antônio Martorano, presidente da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Cada caminhão que fica parado pode gerar um prejuízo de aproximadamente R$ 150 por hora, de acordo com a Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc). Assim, a expectativa é que o novo contorno reduza cerca de R$ 3,7 milhões diários em perdas associadas a caminhões parados.

Martorano destaca que o projeto trará benefícios adicionais, como a separação entre o tráfego urbano de curta distância e o tráfego de longa distância que utilizará o contorno. Além disso, o novo trecho deve diminuir os níveis de poluição e o número de acidentes ao longo das vias urbanas, segundo ele.

Apesar das melhorias esperadas, Martorano adverte que o benefício pode ser temporário se não houver um planejamento integrado para um transporte público eficiente. “É crucial que haja um planejamento sistêmico para melhorar o transporte público, e a colaboração entre os municípios da região metropolitana é essencial,” afirma.

A nova rodovia, considerada a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil, possui uma extensão de 50 quilômetros e permitirá uma velocidade de operação de 100 km/h. A construção incluiu um design mais plano e curvas suaves para evitar reduções bruscas de velocidade, garantindo uma fluidez no tráfego.

Embora a obra esteja concluída, a liberação do tráfego está programada para ocorrer após a cerimônia de inauguração marcada para 9 de agosto. O evento deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcando sua primeira visita a Santa Catarina em seu terceiro mandato, e também com a participação do ministro dos Transportes, Renan Filho.

Iniciadas em 2008 com um investimento previsto de R$ 400 milhões, as obras do contorno viário tiveram um custo final de R$ 3,9 bilhões, um aumento de 875% em relação ao valor inicial.

Aspectos principais do contorno viário de Florianópolis:

  • Rodovia de 50 quilômetros em pista dupla, passando por Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça.
  • Seis acessos por trevos.
  • Quatro túneis duplos.
  • Sete pontes.
  • 20 passagens em desnível.

Histórico dos atrasos: O atraso na conclusão do contorno viário foi atribuído a vários fatores, incluindo 40% relacionados a projetos e estudos, 40% a licenciamento ambiental e 20% a desapropriações. A Fiesc explicou que o atraso inicial se deu devido à postergação da obra pela primeira concessionária e à necessidade de ajustar o traçado para evitar a segregação da área urbana de Palhoça. Novos estudos e projetos foram necessários, incluindo a construção de três túneis adicionais e novas desapropriações, totalizando mais de 800.

Após uma análise do impacto ambiental e a concessão de licenças pelo Ibama e ANTT, as obras foram retomadas em fevereiro de 2021 e concluídas recentemente.

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