Inteligência Artificial que transforma pensamentos em texto já está em teste

Brenno Ramos
Tempo de Leitura 2 min

De acordo com um relatório publicado recentemente na Nature Neuroscience, um sistema modelado na inteligência artificial após o ChatGPT será desenvolvido com foco em indivíduos com dificuldades de comunicação.

A Nature Neuroscience publicou recentemente um artigo sobre um novo projeto, muito parecido com o ChatGPT, que utiliza IA para traduzir pensamentos em texto escrito. Pesquisadores da Universidade de Austin, Texas, desenvolveram com sucesso uma tecnologia capaz de interpretar padrões de ondas cerebrais.

A equipe pretende testar o sistema em indivíduos com dificuldades de comunicação em um futuro próximo. Jerry Tang, estudante de pós-graduação em ciência da computação da Universidade do Texas, liderou a pesquisa.

Tang revelou que a decodificação de linguagem tradicionalmente depende de dispositivos implantados, conhecidos por sua natureza altamente invasiva e riscos cirúrgicos associados. O novo sistema inovador, por outro lado, emprega gravações não invasivas.

“Nosso objetivo é utilizar as gravações da atividade cerebral do usuário e prever as palavras que o usuário estava ouvindo, dizendo ou imaginando. Naturalmente, esperamos que essa tecnologia possa ajudar pessoas que perderam a capacidade de falar devido a lesões como derrames ou doenças como a esclerose lateral amiotrófica”, disse Tang ao apresentar o projeto.

Ultimamente, o acrónimo ChatGPT tem vindo a ganhar popularidade e não apenas em contextos relacionados com a tecnologia. Também tem sido visto em discussões sobre economia, negócios e até meio ambiente.

À medida que nos aproximamos de 2023, o ChatGPT e a inteligência artificial continuarão a ser tópicos importantes. É importante entender o que é o ChatGPT e suas implicações práticas, principalmente em termos de como ele pode impactar a dinâmica dos negócios.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, manifestou interesse na tecnologia e planeja integrar Inteligência Artificial (IA) na maioria dos produtos da empresa. William Colen, chefe de IA, da Take Blip, e Milton Stililpen, diretor de pesquisa e inovação, lançam luz sobre a funcionalidade do ChatGPT, sua importância e as razões por trás de suas críticas recentes.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *