Como gerenciar um relacionamento amoroso no ambiente de trabalho

Renata Carneiro
Tempo de Leitura 3 min

Receba orientações valiosas de especialistas para garantir que seu relacionamento com um colega não comprometa sua carreira e para evitar que a vida profissional afete negativamente a vida pessoal.

De acordo com um estudo recente da consultoria americana Challenger, pelo menos 35% das pessoas já se envolveram ou estão em um relacionamento com alguém do trabalho.

Entre aqueles que tiveram envolvimento romântico com um colega de trabalho, 17% chegaram ao casamento, enquanto 35% optaram por manter o namoro em segredo, citando o tema como um tabu no ambiente profissional, conforme revelado em uma pesquisa do site CareerBuilder.com.

O receio de relacionamentos amorosos no ambiente corporativo é comum, mas proibir tais relacionamentos entre funcionários é inconstitucional. Segundo a advogada trabalhista Bruna Ribeiro, o artigo quinto da Constituição Federal garante a inviolabilidade da intimidade e da vida privada das pessoas. No entanto, namorar durante o expediente pode resultar em demissão, inclusive por justa causa.

Embora possa parecer complicado ou até prejudicial para a carreira se envolver romanticamente com um colega de trabalho, uma pesquisa do International Stress Management do Brasil (Isma-BR) revelou que casais que trabalham juntos têm relacionamentos mais satisfatórios.

De acordo com 80% dos entrevistados, parte desse efeito positivo ocorre devido à compreensão mais precisa das atividades desenvolvidas pelo parceiro, incluindo a carga horária e o estresse da rotina. A proximidade no ambiente de trabalho gera atração e é comum as pessoas escolherem parceiros com interesses similares, afirma a consultora de carreira Romaly de Carvalho, especialista em etiqueta profissional.
“Há quem defenda a separação entre o pessoal e o profissional, mas realizar essa distinção pode ser algo inalcançável”, afirma Camila Ansejo, diretora de Recursos Humanos da companhia de seguros Generali Brasil.

E quando ocorre um relacionamento entre um chefe e um subordinado? Nesse caso, os especialistas indicam que o ideal é que um dos dois mude de área. “Essa é a situação mais delicada, pois o chefe pode acabar beneficiando o funcionário com quem tem um relacionamento”, diz Camila.

De acordo com a especialista em carreiras Caroline Werneck, a principal orientação para aqueles que estão envolvidos com um colega de trabalho é ser discreto. “Assuntos pessoais devem ser tratados longe do ambiente profissional”, afirma.

Além disso, é fundamental evitar expor a vida amorosa no ambiente corporativo para evitar fofocas. “Também é importante ter cuidado para não revelar informações privilegiadas obtidas em casa”, diz Camila.

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Apaixonada por livros, Renata Carneiro é formada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Com expertise em marketing de conteúdo, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e branding, Renata é uma profissional versátil e dedicada a transformar estratégias em resultados concretos.
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