Malu Voss: “Meu objetivo é empoderar mulheres, proporcionar um senso de valor e autoconfiança, para que elas possam atingir a melhor versão de si mesmas”

Brenno Ramos
Tempo de Leitura 11 min

Empresária brasileira, Malu Voss, que vive na Europa e ficou conhecida pelas suas joias, agora escreve livro sobre desenvolvimento pessoal para ajudar e inspirar mulheres

A designer paulistana Malu Voss, há 20 anos decidiu se mudar do Brasil para viver em países como Estados Unidos, Emirados Árabes e Holanda, onde mora atualmente. Há cinco anos, quando se mudou para a Europa, enfrentou um divórcio e três anos depois, decidiu que era o momento de fazer outra grande mudança em sua vida: iniciou uma transição de carreira e lançou sua linha de joias.


A marca “Malu Voss Jewelry” nasceu com o conceito de ser uma Lifestyle; além das joias, oferecerá perfumes, velas, itens de decoração, objetos para o lar e cozinha, entre outros. As peças fabricadas na Alemanha entregam alta qualidade, sofisticação e design único. Os itens foram desenvolvidos para empoderar as mulheres, uma forma de Malu se conectar com o universo feminino, o qual faz questão de dialogar através do seu trabalho.


As joias podem ser enviadas para qualquer lugar no mundo por meio do e-commerce, e em breve, os negócios serão concentrados no público brasileiro. De acordo com Malu, seu trabalho sempre foi voltado para o público feminino e sua missão sempre foi ajudar as mulheres. Por conta disso, decidiu compartilhar sua jornada empreendedora e seu processo de redescoberta em um livro que está sendo escrito, e será lançado até o final de 2023.


Malu começou a se questionar de que maneira sua marca poderia agregar e mudar a vida das pessoas. “Eu sempre fui do time das mulheres, então, em toda a minha vida quis fazer algo que pudesse ser bom para elas de alguma forma. Com as joias eu quis proporcionar bem-estar e empoderamento, porque quando você se sente bonita, você também se sente forte. Então, o livro veio em meio a um dos pilares que eu acredito: fazer com que as mulheres se sintam especiais, e com isso, elas vão conseguir acessar a melhor versão delas mesmas”, explica Malu Voss.


O livro terá 10 capítulos, cada um irá relatar uma área da vida. Malu irá explicar cada pilar, sua importância, como aprimorar e ainda, as consequências de negligencia-los. A autora adianta que o primeiro capítulo abordará o ‘Amor Próprio’, sem o qual, fica difícil estabelecer uma relação de amor com o próximo, e ainda, irá compartilhar sua experiência e orientar as leitoras a uma jornada de autoamor.


O objetivo da empresária, é que após o lançamento do livro, ela possa iniciar uma série de palestras pelo mundo com o tema desenvolvimento pessoal, baseado no livro. Além disso, um site está sendo elaborado e novos projetos desenvolvidos para dar suporte a comunidade de mulheres que possivelmente irão se identificar com a jornada ou que precisarão de apoio em seu recomeço. Os detalhes, Malu conta na entrevista:


Como foi a sua transição de carreira?
Eu me casei com apenas 23 anos e cuidar da minha família foi meu foco principal. A decoração de interiores – minha formação – era algo que eu fazia mais como hobby do que como profissão. Mas quando me mudei para a Holanda recém-separada, senti a necessidade de recomeçar e me redescobrir. Foi nesse momento que criei minha marca de joias. A transição não foi fácil, mas com determinação e muito trabalho, consegui transformar minha paixão em um negócio de sucesso.


Porque optou por trabalhar com joias?
Durante muito tempo, minha visão foi criar uma marca que refletisse o universo feminino, com diversos produtos, não necessariamente joias. Em 2019, eu tive a oportunidade de viajar para a Tailândia e conhecer a tribo ‘Kayan’, também conhecidas como “as mulheres girafas”. As mulheres dessa tribo me inspiraram profundamente. Durante esse encontro eu pude perceber como essas mulheres adornadas com argolas se sentiam tão especiais e bonitas, foi isso que me levou a escolher a joalheria como o ponto de partida para minha marca.


Fale um pouco sobre as suas coleções, de onde vem a inspiração?
Minhas coleções são criadas com inspiração nas diversas culturas e pessoas que encontro ao redor do mundo. Acredito na união de diferentes culturas e busco transmitir essa mensagem através de cada uma de minhas peças, criando um sentimento de pertencimento para todas as mulheres.
Algumas peças já se tornaram grandes clássicos?
Sim, e um exemplo é o meu anel de dois dedos “Layla”, que sempre foi minha paixão, e que por ser uma peça rara, fiz questão de incluí-lo na minha primeira coleção. Atualmente, algumas clientes ainda têm dúvidas sobre a usabilidade e conforto deste anel, mas assim que experimentam, se apaixonam e não conseguem mais deixá-lo.


Quais os projetos para o Brasil?
Eu tenho planos de levar a minha marca para o Brasil, e ter minha primeira loja em São Paulo – minha cidade – é um dos meus sonhos. Hoje, além da nossa loja online, nós trabalhamos com revendedoras mulheres espalhadas pela Europa, Oriente Médio e Estados Unidos. Um dos meus planos também é de criar uma equipe de vendedoras autônomas no Brasil.


Como você acredita que consegue ajudar as mulheres através do seu trabalho como designer?
Como designer eu as ajudo a expressar sua personalidade. Cada peça que crio é feita com atenção aos detalhes, buscando transmitir emoções que possam enaltecer as mulheres que as usam. Além disso, crio empregos para mulheres que desejam se tornar revendedoras das minhas joias, oferecendo a elas a oportunidade de serem suas próprias chefes e terem uma fonte de renda flexível e lucrativa.


A que você credita essa sua vocação em ajudar mulheres?
Eu acredito que vem dos valores que meus pais me ensinaram desde a infância, principalmente minha mãe. O ato de ajudar ao próximo sempre foi um dos pilares mais fortes da minha família. Minha mãe sempre foi uma excelente amiga e ela sempre enfatizou em mim e nas minhas irmãs a importância de sermos leais umas com as outras, “menos competição e mais união”, repetia ela.


Conte sobre como surgiu a ideia de escrever o livro.
Eu amo minha marca de joias, porém, senti que não estava fazendo o suficiente. Eu queria fazer algo mais significativo e ajudar as mulheres de uma maneira mais profunda. Sempre fui aquela amiga que as pessoas procuram para pedir conselhos e orientação. Foi então que decidi escrever um livro, é uma forma de dar algo a mais, é uma forma de ajudar a comunidade feminina a crescer e prosperar.


Qual é o seu objetivo com este lançamento?
Meu objetivo é de palestrar ao redor do mundo e assim, impactar o maior número de mulheres possíveis.


O livro terá exercícios?
E para quem estiver curioso, o livro terá alguns exercícios, mas será uma leitura leve e fácil de entender. Quero que meus leitores possam ter acesso a esses ensinamentos valiosos e aplicá-los em suas vidas diárias.


Nos dias atuais, a mensagem que o mundo trás para todas as pessoas não é muito positiva, o livro poderá ajudar em uma jornada com mais esperança e motivação?
Com certeza sim! Eu percebi que, depois do Covid, muitas pessoas começaram a se concentrar mais em si mesmas, procurando entender melhor seus pensamentos e emoções para evoluir como seres humanos. A perda de entes queridos, o medo e a incerteza nos fizeram olhar para dentro de nós mesmos e refletir sobre o que é realmente importante na vida. Com meu livro, espero fornecer uma mensagem positiva e motivadora que ajude as pessoas a superar os desafios da vida e alcançar seu potencial máximo.

Você já tem o nome do livro definido?
O nome final do livro ainda não está definido, pois estou focada em concluí-lo antes de tomar essa decisão importante. No entanto, posso compartilhar que estou pensando em um título como ‘Transforme sua vida’.

Você tem mais projetos como o site e algumas ferramentas que as mulheres terão acesso, é possível falar um pouco sobre?
Sim, estou construindo uma plataforma para assinantes chamada Malu Voss Mastery. Nessa plataforma, estarei postando artigos sobre desenvolvimento pessoal, vídeos motivacionais e pequenos e-books, além de ferramentas de coach que as mulheres poderão utilizar para melhorar suas habilidades e alcançar seus objetivos.

O que você gostaria que as mulheres que lessem esta matéria soubessem sobre você e esperassem do seu trabalho?
Gostaria que as mulheres soubessem que sou uma pessoa comprometida em ajudá-las a se desenvolverem pessoalmente. Acredito que todas as mulheres têm um potencial incrível e, muitas vezes, precisam apenas de orientação e incentivo para alcançar seus objetivos. Com meu trabalho, espero ser essa orientação e incentivo para muitas mulheres. Espero que possam se inspirar em minhas criações, em minha história e em minha mensagem, e que possam ver em mim uma aliada em sua jornada pessoal e profissional. Seja através de minhas joias, de meu livro, de minhas palestras ou da plataforma Malu Voss Mastery.

Tag: ,
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *