Essa iniciativa oferecerá assistência jurídica e psicológica aos profissionais afetados e é realizada por meio de uma parceria com as Black Sisters in Law, uma associação global de advogadas negras que atuam em diferentes áreas do acesso à justiça.
De acordo com a plataforma, o programa visa encaminhar todos os casos relatados no aplicativo para o atendimento de uma advogada e uma psicóloga associadas à organização.
“A iniciativa é fundamental para combatermos ativamente cada vez mais as discriminações e para que os entregadores se sintam respaldados em casos de discriminação durante o seu período de trabalho”, afirmou Johnny Borges, head de Impacto Social do iFood.
Essa medida vem cerca de dois meses após entregadores terem sido xingados e agredidos pela ex-atleta de vôlei Sandra Mathias Correia de Sá em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Uma das vítimas chegou a ser chicoteada com a coleira do cachorro da agressora, o que gerou grande repercussão.
Para registrar a denúncia, os entregadores devem entrar no menu do aplicativo iFood para Entregadores e selecionar a opção “Alerta de casos graves”. Em seguida, devem escolher a opção de incidente, escrever um relato e anexar fotos, se houver, para enviar a denúncia. O entregador receberá um contato da equipe de Segurança do iFood, que fornecerá orientações sobre o benefício da central de apoio.
Segundo a empresa, em média, 43 casos de discriminação por mês foram denunciados pelos entregadores em 2023. Com a criação dessa plataforma, o iFood busca combater essas situações e garantir que os entregadores se sintam apoiados e protegidos em seu trabalho.