A vítima foi uma mulher de aproximadamente 70 anos que desenvolveu miocardite, uma inflamação do coração, após ser infectada por esse patógeno transmitido por carrapatos.
Segundo o Ministério da Saúde do Japão, a mulher procurou uma clínica no ano passado com sintomas de febre, fadiga e dor nas articulações. O diagnóstico inicial foi de pneumonia, e ela recebeu tratamento com antibióticos.
No entanto, devido ao agravamento dos sintomas, ela acabou sendo internada no Centro Médico de Tsukuba, na cidade de mesmo nome. Durante a internação, os médicos encontraram um carrapato na coxa direita da vítima. A autópsia confirmou que ela estava infectada pelo vírus Oz.
O vírus Oz foi identificado pela primeira vez no Japão em 2018, e não há registros de infecções em outros países, de acordo com o Ministério da Saúde. Anticorpos contra o vírus já foram detectados em animais selvagens, como primatas, veados e javalis. Dois caçadores também apresentaram defesas contra o patógeno, sugerindo que foram infectados em algum momento.
Tadaki Suzuki, diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, informou ao jornal The Japan Times que ainda não é possível avaliar a gravidade do vírus, pois esta é a primeira morte registrada.
No entanto, ele acrescentou que a detecção de anticorpos em pessoas saudáveis indica que algumas podem ter sintomas leves ou inexistentes. Após a confirmação da causa da morte, o Ministério da Saúde japonês recomendou que as pessoas evitem o contato com carrapatos, usando roupas longas e repelentes, principalmente em áreas com vegetação densa, como florestas.