A chegada da Primavera: A jornada do Sol pelo Hemisfério Sul

Ana Priscila
Tempo de Leitura 2 min

Neste sábado, o mundo inteiro volta seu olhar para o início da jornada do Sol, que está prestes a cruzar o chamado Equador Celestial em direção ao Hemisfério Sul do nosso planeta nos próximos meses. Na prática, o equinócio da primavera marca o começo de uma jornada solar, à medida que o sol se torna cada vez mais dominante no Hemisfério Sul, antecipando a chegada do dia mais longo do ano e o início do verão.

A astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, explica que a primavera é o prelúdio do verão e que este ano, ela dará o seu início exatamente às três horas e cinquenta minutos da manhã da próxima madrugada.

Embora possa não parecer, a maneira como a luz do sol incide na Terra tem um impacto significativo em nossas vidas ao longo do ano, desde a orientação das plantas no jardim até o planejamento de construções civis.

Essa aparente “caminhada” do sol em direção ao Hemisfério Sul é, na verdade, uma ilusão visual, pois quem se move é a Terra, em sua órbita ao redor do Sol. A partir deste sábado, a inclinação da Terra começa a “recuar”, expondo gradualmente o polo sul à luz da maior estrela do sistema solar.

A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Danielle Ferreira, observa que a primavera normalmente marca a transição entre o período mais seco e o chuvoso, especialmente no centro do país. No entanto, devido aos efeitos do El Niño, que envolvem o aquecimento das águas do oceano Pacífico, as temperaturas e os padrões de chuva podem ser afetados.

O início da primavera traz dias e noites com durações praticamente iguais, mas marca o começo de dias cada vez mais longos e noites progressivamente mais curtas no Hemisfério Sul. Isso culmina no dia mais longo do ano, o início do verão, em 22 de dezembro.

Tag:
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *