Na noite de segunda-feira, 7 de agosto, o Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi testemunhou um momento histórico para o cenário esportivo de Criciúma. Com as bancadas do ginásio repletas de espectadores, a cerimônia de abertura da 39ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), voltados para jovens de 12 a 14 anos, foi realizada. O evento reuniu delegações competidoras, autoridades e a comunidade em geral.
“O espírito esportivo está profundamente enraizado em Criciúma, que se preparou para receber todos vocês, atletas, que são as estrelas principais dos Jesc. Aproveitem a cidade e suas instalações, incluindo os belos parques. Leve consigo Criciúma e a simpatia do nosso povo em seus corações. Desejo a todos uma ótima competição”, afirmou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Além do tradicional juramento proferido por Camile Becker Strassburguer, jogadora de vôlei do 9º ano do Colégio Unesc, e da entrada do fogo simbólico com o acendimento da pira, conduzido por Giovana de Medeiros Rabello, do tênis de mesa da equipe Mampituba/FME Criciúma, Clara Dias, jogadora de xadrez da FME, e João Gabriel Ghislandi Costa, atleta de futsal, o evento incluiu a execução dos hinos nacionais do Brasil e de Santa Catarina, bem como o hino do município de Criciúma. A execução ficou a cargo da banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e dos professores Luciana Santolin e Valter Boava, juntamente com os alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Acácio Alfredo Villain e Fortunato Brasil Naspolini.
“Criciúma é de todos vocês, e tudo isso foi preparado para vocês. Aproveitem ao máximo, desfrutem do melhor que a nossa cidade tem a oferecer. Desejamos que todos os atletas tenham uma estadia agradável e se sintam em casa. Que essas competições sejam valiosas para todos, prevalecendo o espírito de união e competição. Desejo a todos uma excelente competição”, destacou o presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni. A cerimônia de abertura da etapa estadual dos Jesc contou com a participação da banda Os Tigres.
As competições tiveram início na sexta-feira passada, dia 4, e prosseguirão até o próximo sábado, dia 12. Durante nove dias de jogos, Criciúma espera receber 4 mil atletas de 757 escolas de 209 cidades de Santa Catarina. Até o momento, as modalidades individuais de taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, atletismo, badminton e karatê já foram disputadas. A partir desta terça-feira, dia 8, começam as competições das modalidades coletivas, incluindo voleibol, handebol, futsal e basquetebol. O ciclismo, luta livre (wrestling) e natação iniciarão na sexta-feira, dia 11.