Agenda ESG: Globo reconhece protagonismo negro inédito em novelas

Brenno Ramos
Brenno Ramos
Tempo de Leitura 3 min

A Globo divulgou nesta terça-feira (30) seu relatório ESG (Environmental, Social and Governance – em inglês, Ambiental, Social e Governança) de 2023, destacando os avanços em suas metas até 2030 para promover um impacto social alinhado aos objetivos da ONU. Entre os objetivos alcançados está o protagonismo negro em todas as novelas inéditas, revelando um compromisso não apenas artístico, mas também com a governança corporativa.

LEIA MAIS: Como baixar o colesterol rapidamente? Veja 9 dicas incríveis para reduzir o colesterol

Pela primeira vez na história da emissora, todas as novelas inéditas veiculadas na TV apresentaram protagonistas negros no ano passado. O relatório aponta que a meta é garantir que até 2030, 50% dos protagonistas das produções sejam mulheres e negros.

Além disso, 72% das contratações realizadas pela Globo em 2023 foram de pessoas pertencentes aos grupos prioritários da empresa: negros, mulheres, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

A empresa segue a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que busca erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades, promover saúde e bem-estar, e tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis.

Portanto, não é por acaso que, após 73 anos de sua estreia, a Globo tenha colocado protagonistas negros em destaque nas novelas de horário nobre.

Entre 1994 e 2014, apenas 10% dos personagens da Globo eram negros, conforme um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi necessário um certo movimento para que a emissora alterasse essa realidade.

A aquisição dos direitos de transmissão da Copa do Mundo Feminina contribuiu para que a Globo alcançasse uma de suas metas de igualdade de gênero. A empresa aumentou em 30% as transmissões do futebol feminino no ano anterior.

Nas plataformas da empresa, o campeonato mundial registrou 1,9 bilhão de minutos assistidos, tornando-se o mais assistido da história.

“Nosso conteúdo é o elo com a sociedade, abordando regularmente questões sociais e ambientais, promovendo conversas e debates. Ser a primeira empresa de mídia brasileira a aderir à Agenda 2030 é um reconhecimento de nossa história”

destacou Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, em comunicado à imprensa.

“O compromisso da Globo com o futuro do país e dos brasileiros é inegociável, e o progresso da Jornada ESG da Globo reflete nossa atuação” completou.

Leia também outras notícias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no Mundo.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *