Aprendizado lúdico: CASAN e COMOSG transformam educação em experiência

Ana Priscila
Ana Priscila
Tempo de Leitura 2 min

Em mais uma ação do Programa de Educação Ambiental da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), 71 crianças com idades entre 6 e 9 anos participaram de uma atividade educativa sobre saneamento básico na última terça-feira (25). O evento ocorreu no Conselho dos Moradores do Saco Grande (COMOSG), uma entidade comunitária em Florianópolis que promove atividades de cidadania, esportivas e culturais para crianças e adolescentes no contraturno escolar.

O principal objetivo da oficina foi ensinar de maneira lúdica como funciona um Sistema de Esgotamento Sanitário e a drenagem pluvial. Utilizando uma maquete que simula uma cidade, as crianças puderam visualizar o percurso do esgoto e o escoamento das águas das chuvas. Enquanto a rede de drenagem direciona as águas pluviais para rios e córregos, as redes de esgoto transportam os resíduos domésticos até as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).

Durante a demonstração prática, foi utilizado iodo para colorir a água, simulando a contaminação por resíduos domésticos, e reagentes para demonstrar o processo de descontaminação que ocorre nas ETEs, removendo poluentes e microrganismos prejudiciais à saúde.

Jessica Mancio, bióloga e Educadora Ambiental, enfatizou a importância das atividades lúdicas, como o uso de maquetes e perguntas interativas, para envolver as crianças e ajudá-las a relacionar os conceitos aprendidos com seu cotidiano. Além das demonstrações práticas, o evento incluiu a exibição de um vídeo informativo animado sobre o trabalho da CASAN e uma atividade de desenho, proporcionando uma abordagem holística ao aprendizado.

Os projetos desenvolvidos pela equipe do Programa de Educação Ambiental da CASAN englobam diversas atividades pedagógicas, como oficinas de arte, cultura, trabalhos manuais e criatividade, todas voltadas para temas relacionados à proteção ambiental e ao saneamento básico. Todas as iniciativas são cuidadosamente planejadas e aprovadas pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente) e pela Secretaria Municipal de Educação, garantindo sua relevância e impacto positivo na comunidade.

Tag: ,
Compartilhe este artigo