No decorrer da 24ª rodada do Brasileirão Série A, o cenário na luta contra o rebaixamento começa a se definir, e há uma declaração ousada por parte do narrador Bruno Cantarelli durante o ‘Charla Podcast’. Segundo ele, o Vasco, apesar de atualmente estar na zona de rebaixamento, não será rebaixado para a Série B em 2023.
Cantarelli enfatiza a resiliência do Vasco e afirma que o clube não será afetado pela situação. Ele menciona adversidades passadas, como a perda do estádio São Januário e erros de arbitragem, mas reforça a crença de que o Vasco permanecerá na Série A.
O apresentador Beto Júnior destaca a melhoria do desempenho do Vasco no campeonato, bem como a chegada de Pablo Vegetti ao time. Além disso, o Vasco possui a vantagem de ter um jogo a menos em relação aos concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento, incluindo o América-MG.
Atualmente, os times no Z4 do Brasileirão Série A são Coritiba, América-MG, Vasco e Santos. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de rebaixamento de cada time é a seguinte:
- Coritiba: 94%
- América-MG: 83,5%
- Santos: 54,2%
- Vasco: 50,3%
Outros times também estão em situação delicada, como Bahia (42,5%) e Goiás (27,5%). Mesmo após o empate com o Grêmio, o Corinthians ainda enfrenta risco de rebaixamento, com uma probabilidade de 15,7%. Outras equipes, como São Paulo (8,3%), Internacional (8,2%), Cruzeiro (7,7%) e Cuiabá (7,4%), também têm chances não negligenciáveis de cair para a Série B.