Bruna Marquezine, estrela do filme “Besouro Azul”, manifestou seu apoio aos grevistas de Hollywood por meio de uma publicação em seu perfil no Instagram.
A decisão da atriz veio logo após sua imagem ser exibida em destaque em um telão na Times Square, em Nova York, destacando sua posição como a primeira brasileira a ter um papel protagonista em um filme de Hollywood. O vídeo foi compartilhado em uma série de pronunciamentos sobre a greve.
No texto publicado em inglês e português, Bruna afirma que se juntará ao movimento e explica que, por essa razão, não poderá participar das campanhas de divulgação do filme “Besouro Azul”. Com a greve em andamento, os artistas estão proibidos de participar de ações promocionais.
“Estarei sempre ao lado de iniciativas que lutem pelo progresso da comunidade artística, seja no meu país ou no exterior. Como os atores não podem mais participar de qualquer divulgação de seus projetos até o fim da greve, o apoio dos fãs será fundamental para trazer visibilidade e o reconhecimento que ‘Besouro’ merece. Serei sempre grata à minha família ‘Besouro Azul’, elenco e equipe. Estou com vocês”, escreveu a atriz.
No início de junho, os membros do Sindicato dos Atores (SAG) votaram a favor da greve caso não houvesse um acordo sobre o novo contrato com os principais estúdios de Hollywood até 30 de junho. Embora o prazo tenha sido prorrogado, agora se esgotou. Os 160 mil artistas sindicalizados anunciaram que suspenderiam suas atividades a partir da meia-noite de quinta-feira (13), juntando-se assim à greve dos roteiristas, que já está em andamento desde o início de maio.
O sindicato busca um aumento nos royalties, conhecidos como residuais, pagos aos atores pela exibição de seus filmes e séries nas plataformas de streaming, algo que já é realizado em canais de TV. A classe argumenta que esses pagamentos foram drasticamente reduzidos na última década, período em que a indústria do streaming cresceu exponencialmente.
Outra exigência da greve diz respeito ao uso de inteligência artificial. Os atores não desejam ser replicados digitalmente sem consentimento ou remuneração em qualquer tipo de produção.
A partir do anúncio da greve, os atores estão proibidos de participar de eventos de divulgação de seus projetos. Reality shows e animações ainda poderão ser realizados.