Um amplo estudo envolvendo mais de 50 mil homens oferece novas perspectivas sobre como a prática regular de atividades físicas pode influenciar o risco deste tipo de câncer, uma das principais causas de mortalidade entre os homens.
No entanto, um estudo recente publicado no The British Journal of Sports Medicine forneceu insights sobre como a atividade física regular pode afetar o risco de câncer de próstata, o segundo tipo mais comum de câncer e o segundo mais fatal nos Estados Unidos entre os homens.
Enquanto alguns estudos sugeriram um aumento no risco de câncer de próstata para aqueles que eram fisicamente ativos, outros encontraram uma redução no risco.
LEIA MAIS: Maneiras de aprimorar o uso eficiente da sua AirFryer
No entanto, muitos desses estudos tinham amostras pequenas ou eram tendenciosos para pessoas mais saudáveis, observou Bolam.
Mais exames significam mais diagnósticos, mesmo em casos onde a doença pode nunca progredir para uma forma perigosa.
Ao contrário de estudos que dependem da autodeclaração dos participantes sobre seus hábitos de exercício, esta pesquisa ofereceu medições objetivas. Isso contribui para uma compreensão crescente da importância do exercício na prevenção do câncer de forma mais ampla.
“É sabido que mesmo uma única sessão de exercícios pode estimular a liberação de células imunológicas na corrente sanguínea”, explicou Neil M. Iyengar, oncologista e pesquisador do Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova York, que não participou do estudo. “Isso também melhora a distribuição de células imunológicas nos tecidos, o que ajuda na eliminação das células cancerosas.”
Os pesquisadores ainda estão investigando qual é a quantidade ideal e o tipo de exercício mais eficaz na prevenção do câncer.
Leia também outras notícias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no Mundo.