A CBF afirmou o direito à liberdade de expressão e à individualidade ao se posicionar contra qualquer forma de racismo. Com isso, decidiu que todas as disputas envolvendo a organização seriam decididas pelo Regulamento Geral de Competições, documento que rege todas as competições organizadas pela CBF. Esta decisão levou à perda de pontos para as equipes infratoras.
Atualmente, a diretoria da CBF reconhece a gravidade do tema e sua exposição na mídia. Isso permite que eles evitem debates em ambientes colegiados. Com isso em mente, eles estão abertos a discussões com quaisquer federações estaduais e clubes de todas as divisões nacionais.
Conforme decreto do presidente da CBF, esta declaração deve constar no RGC: “Dirigentes, membros da comissão técnica, clubes, atletas e técnicos são considerados infratores de gravíssimas formas quando praticam discriminação”. Em relação às competições organizadas pela CBF, esta declaração deve constar no RGC.
Qualquer punição decretada pela CBF deve ser decidida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Isso porque o artigo 134 do RGC estabelece que qualquer punição deve ser tratada administrativamente pela CBF.
Uma vez que o caso tenha sido encaminhado a este tribunal, ele determinará se a remoção de pontos do clube adversário deve ser implementada. Qualquer ato de racismo leva a consequências adicionais. Isso pode incluir multa, repreensão ou ser expulso do campo sem torcedores para assistir ao jogo. Se isso acontecer novamente, os jogadores perdem pontos.
A luta contra o racismo tem pressa. A discriminação racial é crime e nosso trabalho é jogar luz sobre o tema. A gente espera contar com o apoio de todos os clubes, de todos os torcedores, de todos os segmentos da sociedade, de todos da imprensa, para que essa iniciativa não funcione apenas de forma decorativa.
Medidas vêm sendo discutidas há séculos e nunca colocadas em prática. A CBF está fazendo a sua parte”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, eleito em março e primeiro negro a comandar a entidade em mais de 100 anos.