A Parada LGBTI+ de Florianópolis, que ocorrerá na Beira-mar continental no domingo (10), espera receber cerca de 100 mil pessoas ao longo do dia, das 10h às 22h. A Guarda Municipal divulgou as alterações no trânsito que serão implementadas para o evento.
De acordo com a Guarda Municipal, a Avenida Beira-Mar Continental será fechada durante o evento e exclusiva para os participantes. O acesso à Beira-Mar Continental pela Ponte Colombo Salles e pelas ruas Capitão Euclides de Castro, Fúlvio Aducci e Santos Saraiva não será permitido.
Esta será a 16ª edição da Parada LGBTI+ em Florianópolis, promovida pela prefeitura da cidade. O evento contará com um show da cantora Lexa, conhecida por sucessos como “Só Depois do Carnaval”, “Sapequinha” e “Provocar”. A parada é aberta a toda a comunidade e a expectativa da comissão organizadora é reunir mais de 100 mil pessoas.
Além de Lexa, o evento contará com a presença de Suzy Brasil, uma drag queen e comediante, além das DJs Lirous K’Yo e Alice Cavazzott. A apresentação do evento ficará a cargo da assessora de Políticas Públicas para Pessoas LGBTI+, apresentadora e atriz Selma Light. Outras performances artísticas estão programadas e serão anunciadas no Instagram @ParadaFloripa.
Ao todo, haverá cinco trios elétricos com apresentações de artistas locais e espaços com ações inclusivas, como um espaço exclusivo para pessoas com deficiência e idosos, bem como intérpretes de Libras no palco. O “Trio do Deca” do beach club LGBTQIA+ “Bar do Deca” também estará presente com o tradicional “trio open bar,” e os ingressos já estão disponíveis através do Sympla.
O tema da edição de 2023 é “Políticas públicas por inteiro e não pela metade” com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os direitos da comunidade LGBTI+. A assessora de Políticas Públicas para Pessoas LGBTI+, Selma Light, destacou a intenção de promover não apenas uma festa da diversidade, mas também programações pré-evento que ofereçam informações e apoio a uma comunidade que enfrenta desigualdades.
A Companhia Melhoramentos da Capital de Florianópolis (COMCAP) informou que nesta edição será disponibilizado o dobro de lixeiras e banheiros em comparação com o ano passado, e a segurança também será reforçada. A Guarda Municipal estará responsável por organizar as alterações no trânsito no domingo (10) para garantir a segurança do evento.