Cientistas encontram fóssil do maior animal que já viveu na Terra

Brenno Ramos
Tempo de Leitura 2 min

Com 20 metros de comprimento e 340 toneladas, cientistas disseram que espécie podia chegar ao triplo do peso da Baleia Azul, reconhecida hoje como o mamífero mais massivo do mundo.

Há 30 milhões de anos, quando o deserto na costa do Peru ainda era coberto pelo que se conhece hoje como Oceano Pacífico, um gigante habitava os litorais do país. Com 20 metros de comprimento, até 340 toneladas e uma cabeça desproporcionalmente pequena, esse pode ter sido o maior animal que já viveu no planeta Terra. A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira, 2, em um estudo científico.

Há décadas um grupo internacional de cientistas investiga o deserto em busca de fósseis, mas a grande surpresa só apareceu em 2010. “Assim que os colegas começaram a desenterrar as vértebras, ficou claro que estávamos lidando com algo excepcional – certamente um recorde”, afirmou a VEJA o autor sênior do artigo publicado na Nature, Eli Amson, do Museu Estadual de História Natural de Stuttgart, na Alemanha.

Chamado de Perucetus colossus, nome científico para baleia colossal do Peru, o animal pertencia à família dos Basilosauridae, os primeiros cetáceos (grupo de mamíferos que também inclui os golfinhos) completamente aquáticos de que se tem notícia. O longo comprimento não foi exatamente uma novidade, mas essa é a primeira evidência de que eram também tão pesados.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *