Califórnia se prepara para evento raro em meio ao risco de temporada de furacões nos EUA

Brenno Ramos
Tempo de Leitura 3 min

O Furacão Hilary, que é considerado atípico, está previsto para atingir seu pico de intensidade no fim de semana, trazendo tempestades com acumulados de até 300 milímetros de chuva, inundações e ondas que podem alcançar até 3,6 metros.

Os cientistas do Centro de Previsão do Clima da NOAA, uma divisão do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, revisaram suas previsões para a temporada de furacões de 2023 no Oceano Atlântico, agora prevendo uma atividade “acima do normal”.

A temporada de furacões, que se estende por seis meses, termina em 30 de novembro. Porém, o Furacão Hilary é a primeira ameaça que preocupa os EUA. O furacão está atualmente se movendo pelo Oceano Pacífico, próximo ao México, no outro lado da costa americana.

Recentemente, o Furacão Hilary foi reclassificado como categoria 3 na escala Saffir-Simpson, com ventos entre 178 e 208 km/h, e ondas de até 2,4 metros. Ele está se deslocando a cerca de 22 km/h e já provocou ventos de 165 km/h na quinta-feira (17).

Essa intensidade é semelhante à do Furacão Sandy, que em 2012 causou mais de 250 mortes no Caribe e nos Estados Unidos.

Vale ressaltar que ciclones tropicais (termo técnico para furacões que se formam na região dos EUA) são extremamente raros no estado da Califórnia.

De acordo com veículos de imprensa americanos, como o “Los Angeles Times”, a região não enfrenta um evento desse tipo desde 1939.

A previsão é de que o Furacão Hilary se aproxime da península da Baixa Califórnia no fim de semana.

O Serviço Meteorológico Mexicano alerta que o fenômeno causará chuvas intensas, rajadas de vento e ondas elevadas, que devem impactar áreas como San Diego, Los Angeles e o sudoeste dos Estados Unidos, incluindo Califórnia, Nevada e Arizona.

São esperadas inundações súbitas, já que o furacão deve se fortalecer ainda mais nos próximos dias e atingir a categoria 3, com ventos entre 178 e 208 km/h, além de ondas que podem chegar a 3,6 metros.

De acordo com a MetSul, a região sul da Califórnia pode receber acumulados de chuva entre 50 e 100 milímetros, enquanto algumas áreas específicas podem ter até 200 a 300 mm.

Existe a possibilidade de que o furacão desvie para o oeste de Los Angeles, permanecendo sobre o Oceano Pacífico por mais tempo, ou que siga uma trajetória mais oriental e atinja diretamente o oeste do Arizona.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *