Como se proteger do calor intenso: Dicas da Secretaria de Saúde

Ana Priscila
Ana Priscila
Tempo de Leitura 3 min

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está emitindo um alerta à população sobre os cuidados essenciais a serem tomados durante períodos de calor extremo, uma vez que uma onda de calor está prevista para esta semana em Santa Catarina. De acordo com informações da Defesa Civil estadual, as temperaturas devem atingir mais de 30ºC durante as tardes, podendo chegar a quase 40ºC nas regiões Oeste, Norte e Litoral Sul.

Em dias como esses, a SES enfatiza a importância da hidratação adequada. É fundamental lembrar que a sensação de sede já indica que o corpo está necessitando de água, portanto, a ingestão de líquidos deve ser antecipada, mesmo quando não se está com sede. A recomendação é consumir de dois a três litros de água por dia.

“A atenção deve ser redobrada com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças, indivíduos com doenças crônicas e gestantes, pois eles podem se desidratar mais rapidamente”, alerta Carmen Zanotto, secretária de Estado da Saúde.

Além da hidratação, é aconselhável vestir roupas leves e de cores claras, usar chapéus ou guarda-chuvas ao sair ao sol e aplicar protetor solar. Em dias de calor intenso, é aconselhável evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos pesados, como refeições ricas em gorduras, que podem ter uma digestão mais lenta. Optar por frutas e refeições mais leves pode facilitar a digestão.

Aqui estão algumas dicas importantes para cuidar da saúde em altas temperaturas:

  • Evitar exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h;
  • Utilizar chapéus e óculos de sol (especialmente para pessoas de pele clara) e proteger as crianças com chapéus de abas;
  • Vestir roupas leves, preferencialmente de algodão, e sempre aplicar protetor solar;
  • Reduzir atividades físicas extenuantes e descansar regularmente em locais sombreados, frescos e bem-ventilados;
  • Aumentar a ingestão de água ou sucos naturais, sem adição de açúcar, mesmo quando não se sentir sede;
  • ATENÇÃO! Recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas doentes podem não sentir sede. Certifique-se de oferecer água a eles!
  • Evitar bebidas alcoólicas e bebidas açucaradas;
  • Fazer refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.
Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *