Uma das principais características da gastronomia espanhola é a abundância de frutos do mar nos pratos.
Uma das gastronomias mais ricas da Europa, a culinária espanhola é repleta de variedades e se caracteriza, principalmente, pela presença de frutos do mar. Essa forte característica é justificada pela localização do país, perto dos mares Mediterrâneo e Atlântico, o que permite uma ampla diversidade de pratos com esses ingredientes.
É impossível falar da comida espanhola e não lembrar de um de seus pratos principais, a Paella. A Paella é feita com arroz cozido e temperado com açafrão e frutos do mar, como camarão, lula, polvo e, em algumas variações, também pode levar outras proteínas, como coelho e frango.
Bastante popular na região basca, o Bacalhau a Pil Pil também é uma das delícias da gastronomia espanhola. Este prato é feito com bacalhau, em um molho composto de azeite e alho, caracterizando-se por sua textura cremosa e explosão de sabores.
Gambas Al Ajillo é outro prato bastante comum na cultura espanhola. O principal ingrediente é o camarão, geralmente refogado em azeite, alho e pimenta vermelha. Neste prato, o camarão acaba absorvendo o sabor dos temperos utilizados, tornando-o ainda mais delicioso.
Para quem curte ensopados, Zarzuela aos Mariscos é uma ótima pedida. Este prato é feito com um ensopado de frutos do mar, como lagostas e camarão. Existem diversas variações e formas de servir, mas a premissa é sempre a mesma: sabores ricos e marcantes.
Ainda falando em ensopados, o Suquet de Peixe também é um prato típico espanhol. Consiste em uma saborosa sopa feita de peixe e frutos do mar. Muito popular na Catalunha, pode ser cozido com tomates, alho, cebola e pimentões, resultando em uma explosão de sabores.
E, falando em pratos típicos e regionais, o Pulpo a Gallega também é bastante apreciado. Originário da região da Galícia, é feito com polvo cortado em fatias e cozido, geralmente servido com acompanhamentos como batatas cozidas, regado com azeite e páprica. Sua simplicidade encanta os paladares.
Impossível falar da gastronomia espanhola sem mencionar a Mariscada. Trata-se de um prato onde tudo é “junto e misturado”. Consiste em uma seleção de frutos do mar, como camarões, vieiras e lagostas, que geralmente são cozidos ou grelhados juntos, servidos em travessas e acompanhados por molhos variados, realçando ainda mais os sabores dos frutos do mar utilizados.
Na cozinha espanhola, pratos compostos por frutos do mar muitas vezes também são acompanhados por um bom vinho. Um dos mais famosos da região é o Tempranillo. O Tempranillo é uma variedade de uva típica da Espanha, amplamente utilizada na produção de vinhos. Vinhos feitos com a uva Tempranillo combinam muito bem com pratos como a famosa Paella.