Cuidados e tratamentos faciais no inverno

Luiz Antônio
Tempo de Leitura 5 min

A temperatura mais fria traz conforto para a recuperação da pele nessa época do ano.

O inverno com suas baixas temperaturas podem causar lesões e desidratação da pele, por isso é de extrema importância triplicar os cuidados durante toda essa época. “Boa parte das mulheres se queixam do aspecto físico da pele e ter uma certa sensibilidade com o uso diário do seu skincare, já pode trazer resultados benéficos. Pequenos ajustes melhoram a qualidade da pele como por exemplo, lavar o rosto duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite já deixa a pele mais hidratada”, conta a Dra. Elaine Vasconcelos, biomédica esteta especialista em procedimentos faciais.

A Dra. Elaine, conta que o excesso de lavagem do rosto pode tirar a proteção natural da pele, e ela tende a ficar mais desprotegida resultando no efeito rebote que é a produção de mais oleosidade da pele e consequentemente o aparecimento de acnes. O ideal é lavar o rosto na água gelada na pia do banheiro e usar um sabonete com menos ativos secativos, onde realiza a limpeza adequada da pele mas mantém a hidratação e a barreira de proteção natural da pele. Como a pele já vai estar com um aspecto mais seco, usar hidratantes à base de sérum por ter uma textura leve, suave e de fácil absorção é uma ótima opção.

Outro ponto importante que a Dra Elaine fala é sobre a proteção solar. “Mesmo durante o inverno o uso do protetor solar tem que ser diário. O indicado é fator de proteção mínima de FPS 30 para o dia a dia, e aplicar uma camada generosa por todo o rosto e pescoço, e de preferência protetor solar com cor, onde faz uma barreira dupla de proteção. Hidratar os lábios é outro ponto de atenção. Produtos com ingredientes de manteiga de karité, óleo de coco ou vitamina E, deixam os lábios macios, hidratados e protegidos. Se lembrar de beber bastante água mesmo no frio, também é fundamental para os cuidados com a pele”, explica.

O inverno é considerada a melhor época para se pensar em tratamentos que tratam a superfície da pele, já que o tempo está mais fresco e o processo pós procedimento é muito mais tranquilo para o rosto. “Tratamentos que podem causar uma descamação da pele, procedimento com laser ou um microagulhamento que pode trazer uma certa sensibilidade ao rosto, são ideias nessa época”, fala.

Dos tratamentos mais procurados e indicados para o inverno, está o peeling, o microagulhamento, o laser e o jato de plasma. “Esses tratamentos são indicados para amenizar as manchas que vão aparecendo ao longo do tempo na pele, tratar os poros que já estão mais dilatados e trabalhar a flacidez da pele estimulando o colágeno da superfície da pele. A temperatura e o clima do inverno funcionam como um potencializador de todos esses tratamentos e a recuperação é muito mais tranquila”, conta a Dra.

É possível em uma mesma sessão realizar mais de um tipo de tratamento como o microagulhamento associado a aplicação de peeling. “No microagulhamento tratamos as rugas finas, deixamos os poros mais fechados e conseguimos um clareamento da pele e quando associado ao peeling, conseguimos estimular o colágeno e a renovação celular para uma pele mais jovem, limpa e harmônica. Já o jato de plasma é indicado para prevenir a flacidez da pele principalmente na região dos olhos que tem a pele mais fina e sensível e é preciso cautela”, explica.

A Dra. Elaine lembra que toda pele é única e individual, por isso, é importante escolher produtos que se encaixem nas suas necessidades e procurar um profissional altamente especializado e capacitado para realizar os tratamentos estéticos faciais com responsabilidade, bom senso e cuidado.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *