Envelhecer é um processo natural pelo qual todos passamos, mas entender como cuidar da pele desde cedo pode fazer uma grande diferença na forma como enfrentamos os sinais do tempo. Dr. Josué Montedonio, renomado cirurgião plástico, ressalta que os primeiros indícios de envelhecimento facial geralmente surgem por volta dos 30 anos. Nessa fase, ocorre uma diminuição na produção de colágeno e elastina, resultando na perda de elasticidade e firmeza da pele.
LEIA MAIS: Camila Queiroz revela choque de ritmo em gravações da novela ‘Beleza Fatal’ na Max
Além do envelhecimento intrínseco
Fatores externos como exposição solar desprotegida, tabagismo, estresse, poluição e má alimentação podem acelerar esse processo natural. No entanto, o Dr. Montedonio destaca que há maneiras de prevenir e minimizar os efeitos do envelhecimento.
Adotar hábitos saudáveis é fundamental. Isso inclui uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e o abandono do cigarro. Além disso, proteger a pele dos danos causados pelo sol é essencial, utilizando protetor solar diariamente e evitando exposição prolongada aos raios UV.
Manter a pele hidratada e usar cremes específicos para o rosto também são medidas importantes na preservação da juventude da pele. O Dr. Montedonio adverte contra o uso excessivo de testosterona, alertando para os riscos associados, como alterações no colesterol, doenças cardíacas, irritabilidade, acne, queda de cabelo e danos ao fígado.
A genética influencia no envelhecimento, mas cerca de 20% está ligado a hábitos de vida e exposição a fatores externos. É essencial cuidar da saúde e da pele para retardar os efeitos do tempo.
Envelhecer é natural. Um estilo de vida saudável e cuidados com a pele desde cedo minimizam sinais do tempo, mantendo uma aparência jovem.
Leia também outras notícias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no Mundo.