Nesta sexta-feira (4), celebramos o Dia do Padre, porém, é notável a diminuição de sacerdotes tanto no Brasil quanto no mundo. De acordo com o Anuário Pontifício 2023 e o Anuário Estatístico da Igreja 2021, divulgados pelo Vaticano, o total atual de padres católicos no mundo é de 407.872.
O anuário revela que houve uma queda de 0,39% no número de clérigos em relação ao levantamento anterior, que contava com 410.219 padres em 2020. No Brasil, o contingente é de aproximadamente 30 mil padres (saiba mais abaixo).
Tornar-se padre exige, no mínimo, 8 anos de estudo. Existem dois caminhos para aqueles que desejam seguir essa carreira, ou vocação, como costumam dizer os religiosos:
- Ingressar em um seminário após concluir o Ensino Médio.
- Realizar uma graduação em Filosofia ou Teologia e, em seguida, prosseguir com os estudos em um seminário.
Para o Frei Rogério Soares de Almeida Silveira, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, em Brasília, a vocação de um padre é um chamado divino. “O convite vem do coração de cada um. Nós ouvimos esse chamado, essa convocação, essa inclinação para servir a Deus de maneira mais exclusiva e integral.”
No entanto, a redução no número de padres e seminaristas é uma preocupação para a Igreja Católica. “Um dos maiores desafios que enfrentamos no sacerdócio é a grande demanda. São muitos pedidos e temos poucos padres para atender a essa enorme demanda”, afirma Frei Rogério.
“Hoje temos muito menos seminaristas do que tínhamos há 30 anos. Isso significa que, em pouco tempo, teremos muito menos padres do que temos agora”, destaca o líder religioso.
No Brasil, de acordo com dados do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), há cerca de 30 mil padres atualmente. A profissão de padre é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e faz parte da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Na maioria das vezes, os padres devem estar prontos para atender à comunidade em qualquer dia ou horário. Além disso, eles precisam morar na igreja ou em suas proximidades e vivem apenas com uma ajuda de custo.
“As pessoas precisam muito dos padres. Elas desejam conversar com os padres, querem falar com os padres. Quando alguém está doente no hospital, elas desejam que o padre vá lá para ministrar a unção dos enfermos. Nos velórios, quando alguém falece, precisamos estar presentes. Além de outras obrigações, somos chamados a estar presentes, visitar famílias, visitar os mais necessitados”, relata Frei Rogério Soares de Almeida Silveira.
“Nossa recompensa não é financeira. Nossa maior satisfação é a alegria das pessoas, quando elas nos agradecem pelo que fizemos por elas”, acrescenta Frei Rogério. “Eu mesmo adoro celebrar missas. Para mim, é uma grande satisfação estar ali e liderar a adoração, a eucaristia. Saber que Jesus Cristo está ali e que posso ser aquele que possibilita às pessoas o acesso à comunhão. Portanto, as recompensas vêm do retorno das pessoas”, explica o líder religioso.
Na Igreja Católica, além de ouvir e orientar os fiéis, o padre administra os sacramentos, que são ritos sagrados da doutrina, como:
- Batismo
- Confirmação
- Eucaristia
- Penitência
- Unção dos Enfermos
- Ordem
- Matrimônio
Em geral, são necessários oito anos de estudo para completar a formação necessária para a ordenação sacerdotal. O candidato pode ingressar em um seminário após concluir o Ensino Médio ou pode fazer uma graduação em teologia ou filosofia antes de entrar para o seminário.
O processo de ingresso em um seminário, uma instituição voltada para a formação de padres, é chamado de período Propedêutico. Durante cerca de um ano, os candidatos estudam História, Latim, Cantos Gregorianos, entre outras disciplinas.
Se a adaptação for positiva e a vocação confirmada, os alunos avançam para uma segunda fase, na qual estudam Filosofia durante três anos e, posteriormente, Teologia durante mais quatro anos.
Alguns padres iniciam seus estudos com um curso universitário. É possível ingressar em um seminário após concluir uma graduação em Filosofia ou Teologia.
Nesses casos, o tempo de estudo no seminário é reduzido. É necessário procurar a paróquia onde se deseja atuar para avaliar as condições de validação do curso concluído ou desejado.
O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, observada desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou padroeiro dos padres e de todos aqueles que servem aos ensinamentos de Deus. Nessa data, também é celebrado o dia do sacerdote.
João Maria Vianney nasceu na França em 1786 e foi considerado um dos conselheiros mais notáveis do mundo católico em sua época. Ele foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1925.
De acordo com o Anuário Pontifício 2023 e o Anuário Estatístico da Igreja 2021, o número de católicos aumentou mundialmente de 1,36 bilhão para 1,37 bilhão em 2022, representando um crescimento de 1,3%. Até 2021, os católicos correspondiam a 17,67% da população global.
As Américas concentram o maior número de católicos por habitante, com 64,1 para cada 100 pessoas. Em seguida, estão a Europa, com 39,6 católicos, e a Oceania, com 25,9 para cada 100 pessoas. Já na África, o número é de 19,4 católicos para cada 100 pessoas.
Em relação às Américas, 48% residem na América do Norte e do Sul. Deste total, 57% estão presentes na América do Sul.
O Brasil possui uma significativa porcentagem de católicos sul-americanos, com uma taxa de 27% do total no continente. Segundo o Anuário Pontifício 2023, o Brasil é também o país com maior número de fiéis católicos em todo o mundo.