Departamentos Jurídicos da JBS e Cielo recebem reconhecimento internacional pelo Leaders League Alliance Summit: Law & Innovation

Luiz Antônio
Tempo de Leitura 5 min

Os departamentos jurídicos da JBS e da Cielo foram eleitos os melhores do Brasil pelo Leaders League Alliance Summit: Law & Innovation em um júri formado por 110 executivos de diferentes países e áreas de atuação. A premiação foi feita este mês, em Paris.

O evento é a fusão de dois dos maiores acontecimentos internacionais da publicação Leaders League: o International Legal Alliance Summit & Awards e o Innovation & IP Forum and Awards. O objetivo é reconhecer o desempenho de escritórios e departamentos jurídicos corporativos com atuação global.

Conhecido tradicionalmente pela premiação dos melhores escritórios, o evento ganhou impulso, nos anos recentes, no campo dos departamentos jurídicos — área em que se verifica seu maior crescimento.

Para o diretor jurídico da JBS, Adriano Ribeiro, a gestão dos negócios de grandes empresas, nos campos preventivo, administrativo e judicial implica encontrar soluções eficazes para situações que vão surgindo todos os dias. “A sociedade, a tecnologia, as questões relacionadas à sustentabilidade e a nova governança trazem desafios no ritmo de uma montanha russa, mas precisam ser equacionados com a serenidade”, ilustra.

Segundo Ribeiro, a premiação significa que os esforços da equipe “estão sendo bem sucedidos no sentido de sermos os melhores no que nos propomos a fazer, com foco absoluto em nossas atividades e nos resultados”.

“Ao longo dos anos, a advocacia corporativa se tornou uma atividade mais complexa e que necessita de integração completa ao negócio”, analisa Louangela Bianchini, vice-presidente jurídica da Cielo. “Nesse sentido” — continua — “houve a necessidade de o Jurídico das empresas deixar de ser somente consultivo e passar a ser um parceiro de negócio para as tomadas de decisão da companhia”.

Bianchini entende que “faz parte da advocacia corporativa a participação na estruturação de produtos, serviços e projetos, especialmente em atividades reguladas, além do acompanhamento e análise de legislação e regulamentação e sua aplicabilidade nos negócios da empresa”.

Esse modelo de trabalho, afirma, “vem se intensificando, passando a ser mais valorizado pelas empresas, com extrema importância especialmente no setor de pagamentos (no qual a Cielo atua) que passou a ser regulado pelo Banco Central e está passando por profundas transformações. Por tudo isso que considero o reconhecimento da Leaders League um indicativo de que o time da Cielo tem levado nossa área a outro patamar, sempre trazendo inovações e estratégias eficientes para simplificar os negócios de nossos clientes”, conclui.

“A premiação reconhece o comprometimento de toda equipe em defender os interesses da companhia, garantir o cumprimento das leis e contribuir para um ambiente empresarial ético e seguro”, observa Adriano Ribeiro, diretor jurídico da JBS.

O prêmio As empresas são escolhidas a partir de uma pré-seleção feita pelo departamento de pesquisa da Leaders League em conjunto com as recomendações de seu Conselho Consultivo.

As companhias pré-selecionadas são então convidadas e prestar informações que são avaliadas de forma confidencial pelos jurados, que também levam em conta a sua experiência e conhecimento do mercado.

A premiação reconhece escritórios e empresas em 46 categorias. Entre os brasileiros, 30 empresas foram finalistas.

Reconhecimento O jurídico da JBS já foi indicado pela terceira vez consecutiva na categoria “Best Brazilian Legal Department”. Em 2019, foi contemplado com o prêmio de melhor Departamento Jurídico no Agronegócio na quarta edição do Finance & Law Summit and Award. Já recebeu a medalha de prata na categoria, na 12ª edição do International Legal Alliance Summit & Awards.

O evento acontece anualmente e reúne mais de 500 executivos jurídicos de alto escalão e lideranças de mais de 40 países para discutir e debater sobre os temas da atualidade e premiar as principais empresas.

Para a empresa, além do reconhecimento do público internacional pela atuação em um dos mercados mais desafiadores que existem, o encontro foi importante para a troca de experiências com os departamentos e escritórios que mais se destacam globalmente.

Já o departamento jurídico da Cielo havia recebido prêmios em duas ocasiões em junho. A quarta edição do Finance & Law Summit and Awards (FILASA) destacou a companhia por contar com o “Melhor Departamento Jurídico em Bancos e Serviços Financeiros”. Já a lista “GC Powerlist: Brazil 2023”, premiação da publicação britânica “The Legal 500”, apontou Louangela e o gerente jurídico Julio Cesar Caciatori Martins como “executivos jurídicos de destaque”.

Compartilhe este artigo
Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *