Destinos inclusivos no Brasil: As cidades mais acolhedoras para a comunidade LGBTQIA+

Ana Priscila
Ana Priscila
Tempo de Leitura 6 min

O Brasil revela diversos destinos inclusivos, conforme revelado pela pesquisa realizada pelo buscador de viagens Booking.com, destacando as seis cidades mais acolhedoras do país. O estudo foi conduzido com mais de 11,5 mil viajantes LGBTQIA+, durante os meses de março e abril de 2023, e colocou São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador no topo dos destinos mais acolhedores para a comunidade.

De acordo com a pesquisa, 79% dos viajantes compartilharam que sua identidade LGBTQIA+ influenciou a escolha do destino ao planejar suas viagens. Assim, por meio do programa Travel Proud, a Booking.com identificou os destinos nacionais mais inclusivos com base nas recomendações dos viajantes brasileiros da comunidade.

Conheça mais sobre as cidades queridinhas do público LGBTQIA+:

SÃO PAULO – Como anfitriã da maior Parada LGBTQIA+ do mundo, a capital paulista é a mais acolhedora do país. No mês de junho, a Parada LGBTQIA+ atraiu cerca de quatro milhões de participantes para conscientização e celebração do Mês do Orgulho. Além disso, São Paulo (SP) oferece serviços e atrações específicas para a comunidade, incluindo bares, festas e baladas, feiras culturais e artísticas, festivais e competições.

A pesquisa da Booking.com revela que a cidade possui experiências ideais para 76% dos brasileiros da comunidade, que optam por atrações e atividades personalizadas.

RIO DE JANEIRO – A Cidade Maravilhosa, famosa por suas praias deslumbrantes e belezas naturais, também conquistou o coração da comunidade LGBTQIA+. No Rio de Janeiro (RJ), a praia de Ipanema é um verdadeiro símbolo da inclusão. A faixa de areia é conhecida por abrigar as bandeiras LGBTQIA+, criando um ambiente onde a comunidade se sente segura e bem-vinda.

Entre as praias mais acolhedoras, destaca-se a praia de Copacabana, que recebe a parada LGBTQIA+ com desfiles de trios elétricos ao longo da orla. Em 1995, a cidade sediou a primeira marcha da comunidade no país.

SALVADOR – Com uma cultura vibrante e uma culinária rica em sabores, Salvador (BA) ocupa a terceira posição no ranking da Booking.com para os destinos mais acolhedores. A cidade abriga um dos maiores carnavais do Brasil e possui um centro histórico deslumbrante, repleto de casarões coloniais, música, arte e literatura. Para o público LGBTQIA+, Salvador oferece espaços culturais, shows de drag queens, festas e bares, como os localizados na rua Carlos Gomes, importante ponto de encontro para a comunidade nas décadas de 1980 e 1990. A Praia do Porto da Barra é um dos pontos mais populares da cidade.

RECIFE – Na cidade do frevo, Recife (PE), há diversas opções para os turistas LGBTQIA+, especialmente para aqueles em busca de uma vida noturna agitada. O bairro de Boa Vista é o epicentro dessa animação, com bares que variam de músicas eletrônicas a pop. Desde 2014, Recife abriga o Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT, que oferece apoio em tratamentos e outros serviços à comunidade. A Praia de Boa Viagem é o local perfeito para os viajantes, sendo palco da Parada da Diversidade de Pernambuco. A cidade nordestina conta com espaços culturais, festivais de música e festas voltadas para públicos específicos.

FORTALEZA – Além das praias e parques temáticos, Fortaleza (CE) também é o lar do renomado Festival For Rainbow (Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero). Durante o evento, é possível assistir a filmes nacionais e internacionais que abordam essa temática de forma gratuita. Além disso, os amantes do entretenimento podem desfrutar da Praia do Futuro, recomendada para aproveitar a vida noturna. Especificamente no bairro Benfica, a comunidade pode explorar bares, karaokês, baladas, shows de drag queens e festas temáticas por toda a cidade. O centro de arte e cultura Dragão do Mar também é uma excelente opção para exposições, espetáculos, filmes e shows.

BELO HORIZONTE – Por fim, o sabor da comida mineira conquistou o coração da comunidade LGBTQIA+. A capital Belo Horizonte (MG) oferece um toque de aconchego com sua combinação de vida agitada e diversas opções de bares. A cidade se esforça para acolher bem os viajantes, disponibilizando espaços artísticos, shows, bares e restaurantes com programações culturais, como rodas de conversa e casas noturnas. A dica da Booking.com é explorar o bairro Savassi, ideal para aproveitar a “noitada”.

Como parte de sua iniciativa de Turismo Responsável, o Ministério do Turismo lançou uma atualização da cartilha “Dicas para atender bem turistas LGBTQIA+” este ano, fornecendo informações essenciais para promover um turismo com acolhimento, acessibilidade, ética, responsabilidade social, proteção dos direitos, respeito e muito mais. A cartilha traz dicas importantes, como demonstrar sempre respeito igualitário, ter sensibilidade em relação às referências populares sobre a comunidade LGBTQIA+ e evitar termos inadequados, entre outras orientações valiosas que podem ser consultadas clicando aqui.

Compartilhe este artigo