Dia 24 de junho é considerado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, entenda como surgiu a data e sua importância para uma sociedade saudável e segura
Você sabia que a cada quinze segundos um idoso é atendido em um serviço de emergência em decorrência de uma queda? E a cada dez desses idosos que procuram pelo serviço médico, três precisam ser internados? Esses dados são do Ministério da Saúde (MS), que informa ainda que dentre as complicações mais graves estão fraturas, principalmente de fêmur, e traumatismo craniano. Outro dado impressionante, é que segundo o MS, 30% dos idosos infelizmente sofrem quedas em algum momento e 75% dessas quedas acontecem dentro das próprias casas.
Por esses e outros motivos, todo dia é dia de prevenção para que casos como os acima sejam menos recorrentes, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) resolveu criar um dia específico apenas para focar na prevenção de quedas. A data escolhida para isso foi o dia 24 de junho e o dia foi incluído no calendário do Ministério da Saúde.
Michel Maggi, fisioterapeuta e fundador do Centro de Equilíbrio e Fisioterapia Vestibular Meu Labirinto, ressaltou a importância da data. “A importância da data é lembrar a comunidade e os profissionais de saúde, que as quedas são extremamente comuns e uma doença silenciosa. Doença silenciosa porque ela só é desencadeada quando o evento acontece. Então a importância dessa data é chamar a atenção dos profissionais para criarem estratégias e medidas de prevenção de quedas e suas consequências”, ressalta.
Conteúdo da postagem:
Conheça o Programa de Prevenção de Quedas
A prevenção de quedas faz parte da missão do Meu Labirinto, atentos a essa questão, o Centro desenvolveu o Programa de Prevenção de Quedas (PPQ) baseado nas recomendações da OMS. É um programa multiprofissional que avalia minuciosamente tanto os fatores externos causadores de queda, como também o próprio organismo do idoso. “Nosso programa contempla a avaliação de risco em todos os âmbitos. Seja em casa, verificando fatores como tapetes, uma barra para segurar no banheiro, etc. E também o equilíbrio do paciente, um fator físico que também é causador de quedas. O objetivo principal é focar na prevenção e mostrar o quanto esses simples detalhes podem fazer a diferença. E assim, proporcionamos uma qualidade de vida melhor para o idoso e evitamos hospitalizações, que em muitos casos precisam até mesmo de leitos de UTI”, detalha.
Além do PPQ, Michel Maggi anunciou em primeira mão, que o Meu Labirinto, preparou um curso online de prevenção de quedas que será disponibilizado em breve. “Nós fizemos um curso de prevenção de quedas totalmente online. Ele conta com sete aulas em que nós abordamos vários aspectos, desde o envelhecimento, as doenças do envelhecimento, a prevenção de quedas na prática, o tratamento para o equilíbrio e como a tecnologia pode nos ajudar nisso, por exemplo”, desenvolve.
Ainda em função do Dia Mundial de Prevenção de Quedas, o Meu Labirinto trabalhou o tema com ainda mais frequência em suas redes sociais durante toda a semana.
Prevenção perto de você
É válido lembrar que o Centro de Equilíbrio e Fisioterapia Vestibular Meu Labirinto, está em expansão e, no momento, já possui sete unidades pelo Brasil. Sendo as franquias de Campinas – São Paulo, Belo Horizonte – Minas Gerais, Montes Claros – Minas Gerais , Vitória – Espírito Santo e João Pessoa – Paraíba e mais duas unidades próprias em Florianópolis – Santa Catarina.