Você já se pegou enrolando mais cinco minutinhos na cama? Ou colocando diversos alarmes seguidos? E mexendo no celular antes mesmo de começar suas tarefas do dia? Esses são alguns hábitos matinais que podem estar prejudicando sua produtividade e foco ao longo do dia, muitas vezes sem que você perceba!
No entanto, existem técnicas que podem equilibrar e ativar sua rotina matinal. Especialistas reuniram sugestões para criar um cardápio matinal rico em nutrientes, dicas de autocuidado, atividades físicas e a importância dessas práticas para a saúde mental.
Alimentação
Serena Del Favero, nutricionista do Espaço Einstein Esporte e Reabilitação no Hospital Albert Einstein, destaca a importância de uma primeira refeição variada, preferencialmente rica em proteínas e boas fontes de carboidratos. Frutas como papaia, banana e abacaxi, pães integrais, granola, aveia, iogurtes e ovos são bem-vindos.
Ela também ressalta que o consumo de café, chá verde ou outros chás com cafeína é válido. Sucos ou chás com gengibre também podem ajudar a começar o dia. Um suco ou smoothie de frutas também fornece nutrientes e energia. No entanto, a energia não vem apenas desses alimentos, mas sim de um café da manhã equilibrado e uma boa noite de sono.
Exercícios
A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios comprovados para a saúde mental e física. Carla Giuliano de Sá Pinto Montenegro, profissional de educação física do Espaço Einstein Esporte e Reabilitação, destaca alguns motivos para repensar sua rotina de exercícios:
- Angiogênese cerebral: Criação de novos vasos sanguíneos para melhor irrigação do cérebro, o que melhora memória, atenção, produtividade e foco.
- Liberação de hormônios como dopamina e endorfina, que auxiliam no controle do estresse e prevenção de ansiedade, promovendo sensação de bem-estar.
- Auxílio em casos de transtornos mentais, como burnout e depressão. Empresas e universidades promovem atividades físicas para melhorar produtividade e aprendizado.
Bem-Estar
Além de esportes e alimentação saudável, a qualidade do sono e cuidados com a pele também são essenciais para começar bem o dia. Sley Tanigawa Guimarães, especialista em acupuntura e medicina preventiva no Hospital Albert Einstein, compartilha dicas para melhorar a qualidade do sono:
- Dormir de sete a nove horas para acordar disposto.
- Manter horários regulares de sono.
- Exposição à luz solar durante o dia.
- Limitar o consumo de café após as 15 horas.
- Criar um ritual de sono e manter o quarto escuro e silencioso.
Evitar o uso do celular antes de dormir também é importante, devido à luz que afeta a produção de melatonina. Além disso, tomar banho frio pela manhã pode estimular a sensação de bem-estar, embora seja necessário cuidado em casos de problemas cardiovasculares.
Cuidados com a pele incluem hidratação, proteção solar e evitar banhos muito quentes. O inverno requer atenção especial para evitar ressecamento.
Portanto, adotar hábitos matinais equilibrados, desde a alimentação até o sono, pode contribuir para um dia mais produtivo e saudável.