Com a chegada do tempo seco e das baixas temperaturas nesta época do ano, é bastante comum que as pessoas sofram com dor de garganta.
A boa notícia é que, quando o problema não está relacionado a uma doença, como a gripe, o tratamento da dor de garganta costuma ser rápido e simples. Além disso, até mesmo soluções caseiras podem ajudar a aliviar o desconforto. Confira quatro táticas que podem ser úteis:
1 – Prepare um chá com limão, gengibre e mel. Esses alimentos possuem propriedades calmantes e são ricos em vitaminas e antioxidantes, substâncias que auxiliam na redução das inflamações no organismo.
2 – Beba bastante água. A hidratação lubrifica a garganta e melhora a expectoração. Além disso, sucos, sopas, frutas e chás também contribuem para esse processo.
3 – Outra opção natural é o própolis, que possui efeito anti-inflamatório.
4 – Realize gargarejos com água morna. O calor ajuda a aliviar a dor causada pela inflamação e reduz o desconforto ao engolir.
Mesmo seguindo essas dicas, é sempre importante investigar a causa subjacente da sua dor de garganta. Ela pode ser ocasionada pelo ar seco, alergias ou refluxo.
Caso a dor seja recorrente ou não desapareça, é recomendado procurar um médico, principalmente se houver presença de febre, dor no corpo, dificuldade para abrir a boca ou pus na garganta.