Dora Varella garantiu a última vaga para a final do skate park feminino, após conseguir uma nota de 82.29, terminando em oitavo lugar na fase classificatória. Isadora Pacheco e Raicca Ventura, suas compatriotas, não conseguiram avançar, ficando em 9º e 12º lugares, respectivamente.
“Eu treinei diversas manobras que ainda não executei. Agora é a hora da verdade. Passei em 8º lugar e estou aliviada, pois ainda tenho muitas coisas a mostrar. Espero conseguir colocar tudo em uma única volta”, comentou Varella, que se prepara para a final.
A decisão acontecerá hoje, às 12h30, no parque urbano La Concorde, em Paris. Cada uma das oito finalistas terá três voltas, e a melhor nota será premiada com a medalha de ouro.
Raicca Ventura foi a primeira brasileira a se apresentar. Sua abertura foi promissora com uma nota de 76.29. Embora tenha tentado aumentar a dificuldade nas voltas seguintes, duas quedas impediram que ela melhorasse sua pontuação, e Ventura terminou a segunda bateria em sexto lugar. Apesar de se manter na zona de classificação até a última volta, ela foi superada por Dora Varella e posteriormente por Ruby Trew (AUS), Heili Sirvio (FIN) e Naia Laso (ESP), finalizando em 12º.
“Eu consegui uma boa nota na minha primeira volta. Na segunda e terceira, tentei melhorar, mas cometi erros. É normal. Estou feliz por ter chegado até aqui. Minha meta era chegar até a fase final, e estou orgulhosa”, disse Ventura.
Isadora Pacheco teve uma performance inicial mais forte, com uma nota de 82.07, começando na quarta posição. Contudo, com a entrada das últimas skatistas, Pacheco foi ultrapassada por seis competidoras e terminou em 10º lugar, fora da disputa por medalhas.
“Gostei muito da minha volta inicial. Fiquei feliz com a avaliação dos juízes. Tentei realizar manobras altas e impressionantes. Eles apreciaram bastante”, comentou Pacheco.
Dora Varella, ao entrar na última bateria, precisava de uma boa performance para avançar. Ela iniciou com uma volta que a colocou entre as oito primeiras, mas foi rapidamente ultrapassada pela australiana Ruby Trew. A competição direta entre as duas continuou até o final da bateria. Varella conseguiu uma nota de 82.29 em sua segunda tentativa, que Trew não conseguiu superar. Na tentativa final, Varella caiu tentando melhorar sua nota, mas Trew também errou sua última manobra, garantindo a classificação de Varella.
“Eu estava nervosa com o sorteio, e sabia que precisava de uma pontuação específica. Comecei com uma volta difícil, mas perdi velocidade em uma parte. Treinei uma manobra, o Heel Flip Transfer, sabendo que precisava impressionar os juízes para obter uma nota melhor. Se eu não fizesse isso, minha nota não subiria”, refletiu Varella.
Classificação Final:
- Hiraki Cocona (JAP) – 88.07
- Bryce Wettstein (EUA) – 85.65
- Kusaki Hinano (JAP) – 85.11
- Sky Brown (GBR) – 84.75
- Heili Sirvio (FIN) – 83.42
- Arisa Trew (AUS) – 82.95
- Naia Laso (ESP) – 82.49
- Dora Varella (BRA) – 82.29